Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A nova estrutura situada junto ao Eixo T-C-T vai servir mais de 120 crianças

Tortosendo tem novo jardim-de-infância

O processo de lançamento da obra e respectiva construção demorou cinco anos. Passado este tempo, o Centro de Assistência Social do Tortosendo viu o seu principal pedido ser aceite e ganhou uma casa nova.

> Eduardo Alves

As 126 crianças que frequentam a creche e o jardim-de-infância do Centro de Assistência Social do Tortosendo vão ter, a partir da próxima semana, uma nova casa. As instalações da nova escola foram inauguradas no passado dia 20 de Outubro, colocando um ponto final à principal aspiração deste centro.
A funcionar desde 1955 em “casa emprestada”, o centro foi registando um aumento no número de crianças, mas também uma diminuição na qualidade das instalações. Desde há largos anos “que pedíamos uma nova casa”, confessa Artur Garcia, presidente da instituição.
Na cerimónia inaugural que contou com a presença do presidente da autarquia covilhanense, Carlos Pinto, do responsável pela Direcção Regional da Segurança Social, José Joaquim Antunes e do presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, Carlos Abreu, os discursos viraram-se para a história da construção. A primeira pedra desta estrutura tinha sido lançada há já cinco anos. Na época, as obras de construção do infantário, situado junto à entrada para a vila tortosendense, no Eixo T-C-T, ficariam a cargo da empresa construtora dos seis edifícios de habitação social do Bairro do Cabeço. Contudo, com o processo judicial interposto pelo Sport Tortosendo e Benfica à Câmara da Covilhã e Junta de Freguesia do Tortosendo, alegando apropriação indevida de terrenos, a construção desta estrutura ficou parada. Apenas foi retomada há cerca de um ano, quando o processo judicial chegou ao fim. Nas suas intervenções os dois representes do município teceram duras críticas à actuação dos dirigentes da colectividade.
Mais interessados no novo edifício do que nas palavras dos representes da autarquia, pareciam estar miúdos e graúdos. As novas salas que agora vão servir 67 crianças do jardim-de-infância e 59 da creche vão entrar em funcionamento “no início do mês de Novembro”, garante Artur Garcia. A semana que agora se avizinha “será para mudar os equipamentos de um edifício para outro”.
Toda a estrutura ficou orçada em cerca de 700 mil euros e representa o terminar “de um conjunto de rede de escolas pelo município” refere Carlos Pinto. O autarca garante que as necessidades do concelho, a este nível ficam assim satisfeitas.

> ailelo @ oquepuderis . pt em
É importante, sem duvida que a obra tenha sido concluida. No entanto, ainda falta parte no negócio. Para quando o começo da construção da sede do Sport Tortosendo e Benfica? Será que os autarcas não podem dar uma mãozinha?


A nova estrutura situada junto ao Eixo T-C-T vai servir mais de 120 crianças
A nova estrutura situada junto ao Eixo T-C-T vai servir mais de 120 crianças


Data de publicação: 2006-10-24 00:03:14
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior