Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Guarda vai agora ver reforçada a sua rede de energia eléctrica

Nova subestação eléctrica para acabar com falhas de luz

A nova infra-estrutura ficará localizada na área da Plataforma Logística e tem como objectivo acabar com as falhas de luz verificadas nos últimos tempos.

> Notícias da Covilhã

A EDP anunciou na passada semana a construção de uma nova subestação eléctrica na Guarda para aumentar a qualidade do serviço prestado e evitar que ocorra nova falha eléctrica como o da madrugada do dia 1 de Junho de 2005.
Segundo Pais Rocha, director da área de rede Beira Interior, que esteve na Guarda, a nova subestação de 60/15 KV designada Guarda II deverá ser construída na área da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) que está a ser construída pela câmara municipal nos arredores da cidade, próximo da povoação de Gata. "A nova subestação está em fase final de estudos", revelou o responsável, adiantando tratar-se de um investimento de 2,8 milhões de euros a realizar durante o triénio 2007/2009. "Tínhamos uma alternativa na actual zona industrial, mas todos os estudos técnicos apontam para que a localização mais adequada seja junto da PLIE", referiu.
O equipamento, segundo adiantou, será uma alternativa no fornecimento de energia eléctrica à cidade "caso haja uma falha da actual subestação". "Com essa subestação temos a garantia de alimentar integralmente todo o concelho da Guarda", disse o responsável. Pais Rocha acrescentou que o investimento também representa uma maior flexibilidade das redes, permitirá melhorar a qualidade do serviço prestado às populações e fornecer novos clientes, designadamente as empresas que irão instalar-se na PLIE.
Este investimento é anunciado cerca de ano e meio após o registo de um "apagão" que ocorreu na madrugada do dia 1 de Junho de 2005 e durou mais de 15 horas. O incidente ficou a dever-se a um curto-circuito acompanhado de incêndio registado na actual subestação que fornece energia eléctrica à cidade, localizada nas proximidades do Instituto Politécnico, situação que originou prejuízos da ordem dos 230 mil euros no comércio e empresas.
Pais Rocha, garantiu no entanto, que após o incidente a empresa investiu mais de um milhão de euros na subestação. "Foi completamente remodelada e o tipo de incidente que surgiu em 2005 com a tecnologia que foi instalada não aconteceria. Não quer dizer que não possa existir um incêndio, mas com a nova tecnologia os danos seriam mais limitados", assegurou.
Na deslocação à Guarda, Pais Rocha, que esteve reunido com a comunicação social numa unidade hoteleira da cidade, deu ainda a conhecer que no biénio 2006/2007 a EDP vai investir 41 milhões de euros na melhoria da rede eléctrica que serve os distritos de Guarda, Castelo Branco e Viseu. As intervenções previstas estão relacionadas com "alimentações" alternativas, novas saídas de subestações, eliminação de quedas de tensão e recuperação de redes degradadas, entre outras.
A área da Rede Beira Interior da EDP abrange 25 concelhos, 503 freguesias e uma população de 396 mil 210 habitantes dispersos por uma área de 11 mil 409 quilómetros quadrados, onde a empresa de fornecimento de energia eléctrica contabiliza 1.095 clientes de média tensão e 288.263 de baixa tensão.


A Guarda vai agora ver reforçada a sua rede de energia eléctrica
A Guarda vai agora ver reforçada a sua rede de energia eléctrica


Data de publicação: 2006-10-24 00:00:03
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior