Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O salão nobre da autaqruia serrana foi o palco da cerimónia de atribuição das medalhas

Dia da cidade comemorado com homenagens

Foram cinco personalidades agraciados com as medalhas de mérito municipal atribuídas pela Câmara da Covilhã. A atribuição destas distinções decorreu no Dia da Cidade.

> Eduardo Alves

Ernesto Melo e Castro, poeta e professor, José Garcia, bispo resignatário da diocese de Porto Amélia, em Moçambique, Álvaro Ramos, comerciante do ramo automóvel e antigo presidente da autarquia serrana, foram as três personalidades distinguidas, este ano, com a medalha de ouro da Câmara da Covilhã.
Um prémio que para Melo e Castro “tem um significado especial”, uma vez que o poeta e professor há já vários anos que não visitava a “Covilhã natal”. Também Álvaro Ramos se mostrou “bastante comovido com uma distinção que pertence a todos os covilhanenses”. Num discurso breve, o antigo presidente da autarquia covilhanense agradeceu a distinção e dedicou-a a todos os munícipes e todos os elementos que trabalharam no seu executivo municipal durante um mandato de quatro anos.
Já o bispo resignatário José Garcia olhou para esta medalha como “uma forma de reconhecimento por todos os habitantes de Aldeia do Souto. Este sacerdote, que foi responsável pela diocese de Porto Amélia, em Moçambique, disse ainda que “um covilhanense, esteja onde estiver, nunca esquece a sua cidade”.
No que diz respeito às medalhas de prata, este ano, a autarquia atribuiu a distinção a Manuel Diniz, um dos mais antigos comerciantes da cidade. Manuel Diniz, que também ocupou alguns cargos em associações e grémios covilhanenses dedicou a medalha à sua família e a todos quantos “têm dignificado o nome da cidade”. Por último, a autarquia atribuiu também uma medalha de prata a José Taborda. Engenheiro e docente na UBI, desempenhou também funções de vereador na Câmara da Covilhã. José Taborda, que não esteve presente na cerimónia por motivos de saúde, fez-se representar pela sua filha. No breve discurso que enviou à assembleia referiu que esta medalha “pertence também a todos os que trabalham para o bom nome da Covilhã”.


O salão nobre da autaqruia serrana foi o palco da cerimónia de atribuição das medalhas
O salão nobre da autaqruia serrana foi o palco da cerimónia de atribuição das medalhas


Data de publicação: 2006-10-24 00:04:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior