Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As listas T, C e I são as candidatas a dar a cara pela AAUBI no próximo ano lectivo

Quem concorre às eleições da AAUBI?

Há três listas candidatas nestas eleições para a AAUBI. O Urbi revela quem são, o que pretendem e até que ponto estão dispostos a ir para conquistar os votos dos alunos

> Cátia Felício

Hoje é o dia decisivo para as listas T, C e I, candidatas à Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Há seis urnas espalhadas pelos vários pólos da UBI, adianta a actual direcção, e os alunos poderão votar até às 19h.
A Lista T e a Lista C são as candidatas à nova direcção da AAUBI. A primeira é liderada por Fernando Jesus, enquanto a segunda por Ricardo Cunha. Concorre ainda a lista I, mas apenas para a Mesa da Assembleia-geral, e tem como cabeça de lista Carlos Ribeiro.

Quem são e o que querem fazer?

Fernando Jesus, Lista T
Apresentam-se como um grupo de "elementos de equipa que se recandidatam e que nunca desistiram". Tal como as outras listas, também esta aposta num blogue onde com apresentam o que querem fazer a nível de acção social/ pedagogia, secção de apoio aos núcleos, secção desportiva, cultura e relações públicas/imagem. Entre as medidas que dizem implementar, consta a realização de workshops formativos para a área financeira. A lista T promete ainda "pedir a descentralização dos Serviços Académicos no sentido da criação de um gabinete no Pólo IV". Na secção desportiva, prometem apresentar candidaturas à F.A.D.U. para a realização de opens e torneios na Covilhã.

Ricardo Cunha, Lista C
Tal como a Lista T, também esta apresenta no blogue várias propostas para a direcção da AAUBI, secção pedagógica, desportiva, apoio aos núcleos, cultural, de imagem e relações públicas, conselho fiscal e ainda mesa da Assemleia-geral de alunos. No que toca ao Conselho Fiscal, a lista promete publicar trimestralmente um edital a esclarecer a situação financeira dos núcleos e da Associação Académica. Na cultura, tal como a Lista T, querem promover vários eventos. Uma das novidades desta lista passa por querer organizar um Torneio Distrital Universitário entre a AAUBI, e as associações académicas da Guarda e de Castelo Branco. Há ainda a promessa de ficarão atentos para que haja Caixas Multibanco junto às residências de Santo António e Ernesto cruz.

Carlos Ribeiro, Lista I
Esclarece que o papel principal desta lista é a interacção com os alunos. O que pretendem fazer? Fóruns na Internet, marcar assembleias-gerais temáticas e trabalhar para que o programa eleitoral seja cumprido. Carlos Ribeiro diz ainda que as propostas da lista I serão apresentadas num blogue, onde também se pretende discutir ideias sobre a associação académica e o estado do ensino superior em Portugal. Acredita que o equilíbrio seria se a próxima direcção da AAUBI fosse constituída por listas diferentes, “O ideal seria uma lista que ganhasse o conselho fiscal, outra que ganhasse a direcção e outra a mesa da assembleia-geral”.

Por que é que os alunos devem votar na vossa lista?

Os líderes de cada lista respondem:
Lista T - “Primeiro não desistimos e vamos levar o mandato até ao fim. Depois as três pessoas que continuam (que sou eu, o tesoureiro e o responsável pela secção desportiva) temos feito um bom trabalho. E outra coisa: as pessoas que estão na minha lista não desistem”, salienta Fernando Jesus.

Lista C - “Os alunos devem votar em nós porque é uma lista credível, coesa, com coragem…que só esta lista poderá trazer à associação. Credibilidade, portanto, necessária para trazer todas estas coisas boas para todos nós alunos”, sublinha Ricardo Cunha.

Lista I - “A lista I significa iniciativa, isenção e independência. Pela história do movimento associativo nesta academia, acho que posso dizer que uma mesa da assembleia-geral independente é o melhor para uma associação académica funcionar, porque tem que ser isenta do trabalho de uma direcção”, defende carlos Ribeiro.

Os blogues das três listas:

Lista T

Lista C

Lista I


As listas T, C e I são as candidatas a dar a cara pela AAUBI no próximo ano lectivo
As listas T, C e I são as candidatas a dar a cara pela AAUBI no próximo ano lectivo


Data de publicação: 2006-10-31 00:00:16
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior