Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A UBI é uma das universidades mais bem equipadas ao nível da Engenharia do Papel

Líder na investigação

A UBI dispõe neste momento de um dos melhores laboratórios mundiais ao nível do sector das pastas e do papel. Na Covilhã está a funcionar um equipamento único na Europa.

> Eduardo Alves

A Unidade de Investigação de Materiais Têxteis e Papeleiros da qual fazem parte os docentes do Departamento de Ciências e Tecnologias do Papel, alguns bolseiros e técnicos da instituição “é uma das mais bem apetrechadas da Europa”. Quem o garante é Ana Paula Duarte, docente na UBI.
Segundo esta responsável, “as máquinas e os aparelhos que neste momento estão instaladas nos laboratórios de papel da UBI são de topo”. A docente refere mesmo que “somos a única universidade europeia a dispor de uma máquina que produz papel de diferentes qualidades e características”. Uma universidade francesa dispõe de um equipamento semelhante, mas mais antigo.
Das investigações que decorrem na UBI destaque para o ensaio de diferentes matérias-primas na fabricação de papel. Para além do eucalipto e do pinho, “temos também projectos que visam estudar outras espécies no que diz respeito ao seu potencial papeleiro”. Casos como o da acácia, e de espécies não lenhosas, ou seja, plantas que não são árvores, são testadas na Covilhã, com vista a servirem de base para a pasta de papel. “Temos tido experiências com cana, com cardo e com outro tipo de plantas”, adianta Ana Paula Duarte. Para além disso “trabalhamos também com outros projectos como seja o do melhoramento da impressão e de outros factores”. A docente sublinha também a relação entre o Departamento e diferentes empresas e instituições que trabalham com papel.


A UBI é uma das universidades mais bem equipadas ao nível da Engenharia do Papel
A UBI é uma das universidades mais bem equipadas ao nível da Engenharia do Papel


Data de publicação: 2006-10-31 00:00:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior