Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A indústria do papel é uma das mais importantes em Portugal

O peso do papel

A indústria do papel em Portugal é a quarta maior exportadora e responsável por um peso bastante considerável no Produto Interno Bruto. A estes factores junta-se a tecnologia de ponta instalada no nosso País.

> Eduardo Alves

Segundo Ana Paula Duarte, docente no Departamento de Ciências e Tecnologias do Papel, “a indústria papeleira é das mais importantes no nosso País”. Este é um dos poucos sectores que neste momento está actualizado “no que respeita à tecnologia de ponta e também a formação científica dos seus técnicos”. Segundo a docente, “o papel desempenhado pela UBI também tem vindo a ser fundamental”. Para além desses factores é uma indústria que não regista quebras ao nível dos postos de trabalho.
Outros dos factores que merecem destaque no sector da pasta e do papel (SPP) é o seu contributo para o crescimento da economia portuguesa, uma vez que é um sector exportador líquido. Isto é, as exportações realizam-se em maior número do que as importações. Segundo os dados da Associação de Indústria Papeleira (CELPA), este sector tem uma taxa de cobertura das importações em cerca de 40 por cento, contribuindo assim positivamente para a Balança de Pagamentos. O sector da pasta e do papel é o quarto ramo exportador líquido na economia nacional. Os mais recentes relatórios da CELPA apontam para um crescimento na pasta de papel, desde 1997, na ordem dos 15 por cento, crescimento esse que na produção de papel ronda os 55 pontos percentuais.
Portugal é assim um dos principais produtores de papel e cartão de escrita e impressão não couché, papéis sanitários e de uso doméstico, kraftliner, testliner, fluting, entre muitos outros.


A indústria do papel é uma das mais importantes em Portugal
A indústria do papel é uma das mais importantes em Portugal


Data de publicação: 2006-10-31 00:00:05
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior