Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Fernando Jesus assumiu ontem a função de presidente da AAUBI, numa cerimónia onde Santos Silva prometeu espaço para os núcleos

Tomada de posse da nova direcção da AAUBI

Fernando Jesus tomou ontem posse como novo presidente da AAUBI. Santos Silva, reitor da UBI, esteve presente e comprometeu-se com início das obras na sede da associação

> Cátia Felício

Processo de Bolonha e espaço para os núcleos foram temas focados pelo reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), ontem, aquando da tomada de posse da nova direcção da AAUBI.
Fernando Jesus, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), comprometeu-se nesta tomada de posse, que decorreu na tarde de ontem, a assumir o mandato de um ano na nova direcção eleita a 31 de Outubro.
Manuel Santos Silva, reitor da UBI, esteve presente e garantiu o isolamento da sede da academia. “Vai ser uma realidade a curto-prazo”. Adianta ainda que além do início das obras na sede da AAUBI, vai haver espaço para os núcleos e promete dialogar com os alunos.
O presidente da AAUBI diz que mostrou-se satisfeito com a tomada de posse. Quanto ao tempo de festas no início do ano lectivo, Santos Silva apela para que seja uma fase mais curta. Fernando Jesus, por seu lado, garante que, no próximo ano, a época de festas destinadas aos caloiros durará menos tempo. O motivo? Tal como salienta o reitor, também o presidente da AAUBI diz que com a implementação de Bolonha “perder o início do ano lectivo é perder o primeiro semestre”.
Acreditando que é necessário “trabalho efectivo” para que Bolonha aconteça, o reitor da UBI realça que “nos últimos 30 anos mudou completamente o paradigma das universidades”. Para Santos Silva, estas instituições são, hoje, centros onde os jovens adquirem capacidades para executarem determinadas tarefas. “Estamos a falar de aquisição de competências”.
Salientando que em termos de empregabilidade “a nossa universidade está entre as melhores”, relembra que em Portugal só há dois gabinetes de estágios: o da UBI e o da Universidade Católica.
Reconhece que o financiamento é uma questão complicada e há a possibilidade das propinas aumentarem no próximo ano. Devido aos cortes orçamentais, “não estou seguro que não aumentem as propinas”.
Santos Silva garante apoio aos alunos e diz estar disponível para ouvir críticas e sugestões. Com a mudança de paradigma das universidades imposta por Bolonha, o reitor da UBI apela aos estudantes que se dirijam ao director de curso caso tenham dúvidas ou problemas neste ponto.


Fernando Jesus assumiu ontem a função de presidente da AAUBI, numa cerimónia onde Santos Silva prometeu espaço para os núcleos
Fernando Jesus assumiu ontem a função de presidente da AAUBI, numa cerimónia onde Santos Silva prometeu espaço para os núcleos


Data de publicação: 2006-11-14 00:00:13
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior