Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Filha da Guerra

> Cátia Felício

"Filha da Guerra" é o primeiro filme de Jasmila Zbanic e Urso de Ouro no Festival de Berlim. A obra tem como título original "Grbavica", nome da zona de Sarajevo onde habitam as protagonistas do filme.
Uma viagem pela dolorosa Guerra dos Balcãs, conduzida por uma mulher bósnia e a sua filha. Esma é uma mãe que vive apenas com a filha de 12 anos, Sara, em Grbavica, um quarteirão de Sarajevo. Esma faz todos os sacríficios para arranjar o dinheiro para pagar uma viagem de estudo à filha, mas para o conseguir vai ter de provar que o pai é um herói.
Incapaz de sobreviver com a pobre ajuda governamental que recebe, Esma aceita um emprego como empregada de bar num clube nocturno, o que a força a passar menos tempo com a filha. Ainda atormentada com episódios violentos do seu passado, Esma participa em sessões de terapia de grupo.
Por sua vez, a filha, Sara, começa a tornar-se mais amiga de Samir, um colega de turma. Os dois jovens estabelecem entre si um forte laço entre si, até porque ambos perderam o pai na guerra. Mas Samir fica surpreendido ao saber que Sara desconhece os pormenores sobre a morte do pai.
O pai de Sara começa então a ser um assunto sério quando ela pede a certidão de que ele morrera como um mártir de guerra, para poder beneficiar de um desconto numa viagem da escola. O momento da revelação é um dos pontos altos de "Grbavica".






Data de publicação: 2006-12-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior