Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Últimas - Edição: 359 - 2006-12-19

Os fundos vão ser aplicados até 2008 em projectos para a Serra da Estrela

Turismo aprova maior apoio de sempre para a Estrela

Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela adinatou ao Diário XXI que dez concelhos da região serrana vão receber cerca de 100 milhões de euros. Este financiamento deve-se à aprovação das candidaturas apresentadas ao Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional (PITER), pelo Instituto de Turismo de Portugal. As verbas provenientes do II Quadro Comunitário de Apoio (QCA) vão ser aplicadas em projectos até ao final de 2008.
[ 2006-12-21 13:59:09 - Ler mais ]

 
A acção de formação decorre na sede do Teatro das Beiras

Luz à Cena no Teatro das Beiras

A primeira actividade cultural do Teatro das Beiras para o ano de 2007 já é conhecida. A companhia teatral da Covilhã promove, nas suas instalações da Travessa da Trapa, uma acção de formação intitulada “Luz à Cena”. Este evento, marcado para os dias 6 e 7 de Janeiro vai ser orientado por Rui Gonçalves e decorre entre as 10 e as 20 horas dos referidos dias. As inscrições podem ser feitas através do telefone 275 336 163 ou do mail: geral@teatrodasbeiras.pt.
[ 2006-12-21 10:57:57 - Ler mais ]

 

Mais ecopontos na Beira Interior

Actualmente há, em média, um ecoponto por cada 385 pessoas na região da Beira Interior. Mas no próximo ano a média vai melhorar. A informação é avançada hoje no jornal Diário XXI. A empresa Águas do Zêzere e Côa (AZC), responsável pela recolha, tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos de 13 concelhos dos distritos de Castelo Branco e Guarda, adquiriu 155 novos ecopontos.
De acordo com Carlos Tavares, director da AZC, “são 398 ecopontos, espalhados por cerca de seis mil metros quadrados, para servirem 167 mil habitantes. Até ao momento, apenas tínhamos dois camiões de recolha. Mas esta situação vai mudar, porque adquirimos mais dois que começarão a funcionar o mais cedo possível”.

[ 2006-12-21 10:45:38 - Ler mais ]

 

Mais hotéis na serra da Estrela

A região da serra da Estrela tem hoje cerca de quatro mil camas. Com a construção das novas unidades hoteleiras previstas no Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional (PITER) passará a ter mais mil. Esta situação surge na sequência de ter sido aprovada a candidatura apresentada pela Região de Turismo da Serra da Estrela ao PITER.
O documento prevê a concretização de 19 projectos e a criação entre 400 a 700 postos de trabalho. A notícia avançada pela edição de hoje do jornal Público adianta ainda que a reconversão da Fábrica Velha em unidade hoteleira de quatro estrelas, na Covilhã, é um dos sete projectos-âncora.

[ 2006-12-21 10:27:38 - Ler mais ]

 

Eleições na Casa do Menino Jesus

A liderar a única lista que ontem se apresentou a sufrágio, Paulo Lopes voltou a ser eleito para a presidência da direcção daquela instituição de apoio à criança. Em declarações à Rádio Cova da Beira, Paulo Lopes adianta que as primeiras medidas a tomar vão no sentido de “angariar mais associados para a Casa do Menino Jesus”.
[ 2006-12-21 10:10:48 - Ler mais ]

 
O Fundão pode também vir a integrar a Comurbeiras

Fundão pode aderir à Comurbeiras

A Câmara Municipal da Guarda foi o local escolhido para a primeira reunião dos 12 municípios que compõem a Comunidade Urbana das Beiras. Para além do debate de alguns projectos conjuntos, foi também discutida a possível entrada do Fundão nesta comunidade. A entrada de mais este município pode vir a acontecer no princípio de 2007. A próxima reunião da Comurbeiras está marcada para 16 de Fevereiro, no Sabugal.
[ 2006-12-20 10:33:08 - Ler mais ]

 

Centro de atendimento aos cidadãos desfavorecidos

A Junta de Freguesia de São Martinho, na Covilhã, espera abrir um Centro de Atendimento aos cidadãos mais desfavorecidos. Segundo Vítor Tomás Ferreira, presidente daquele órgão, em declarações à Rádio Cova da Beira, esta estrutura deverá apoiar os cidadãos em vários aspectos, quer no campo da alimentação e da psicologia, quer na promoção pessoal e no empreendedorismo. Tomás Ferreira espera que este gabinete tenha um atendimento semanal e que funcione nas antigas instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), junto à Universidade da Beira Interior.
[ 2006-12-20 10:12:04 - Ler mais ]

 

Alerta amarelo devido ao frio

As baixas temperaturas levaram o Instituto de Meteorologia a colocar alguns distritos do país em alerta amarelo. Até meia noite de hoje prevê-se entre dois graus negativos e três positivos no distrito da Guarda e entre zero e nove graus no distrito de Castelo Branco. O panorama é descrito como sendo de “risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica” e deve manter-se até quinta-feira. Os meteorologistas alertam para a “persistência de temperaturas mínimas do ar relativamente baixas”.

Mais informações em: www.meteo.pt
[ 2006-12-19 17:38:50 - Ler mais ]

 

Câmara em Directo no Bairro de Santo António

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã reuniu, no dia 18, com os moradores do bairro de Santo António em mais uma sessão de Câmara em Directo. Com o objectivo de discutir os principais problemas do bairro, nomeadamente a rede de drenagem, Carlos Pinto ouviu as queixas dos moradores e procurou apresentar soluções. Para o presidente da Câmara da Covilhã, “é preciso ir acompanhando os problemas dos moradores e fazer intervenções quando essas intervenções são da responsabilidade da Câmara e, quando a responsabilidade é dos privados, obrigá-los a reparar o que tem de ser reparado”. Para além dos problemas relacionados com a rede de drenagem, Carlos Pinto anunciou que irá ser feito um melhor planeamento urbanístico e um melhor ordenamento do estacionamento no bairro
[ 2006-12-19 16:36:17 - Ler mais ]

 

Plano de emergência na serra

Foi ontem apresentado o Plano Especial de Emergência para Situações de Neve e Nevões na Serra da Estrela. A governadora civil de Castelo Branco esteve presente e deixou claro que deveria haver um plano de emergência único para toda a área da serra da Estrela.
De acordo com a notícia avançada hoje pelo jornal Público, Alzira Carrasqueiro considera que há uma “colaboração estreita” entre entidades como a GNR, corpos de bombeiros e governadores civis, face a situações de emergência nesta serra.
O plano, a decorrer até 8 de Abril, integra equipas de cinco homens durante a semana e de nove aos fins-de-semana. O dispositivo estará em permanência na serra da Estrela e contará com duas viaturas de socorro, uma das quais todo-o-terreno. De acordo com o responsável do dispositivo da GNR, as situações mais problemáticas ocorrem em período nocturno.
[ 2006-12-19 15:38:02 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior