Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os jovens

Vasco Esteves de Baixo: O Natal numa aldeia serrana

> Rita Brito

Em Vasco Esteves de Baixo, uma pequena aldeia do distrito da Guarda, concelho de Seia, freguesia de Alvoco da Serra, o Natal é vivido e comemorado intensamente. Como em qualquer outra localidade do país, em Vasco Esteves de Baixo vivenciam-se as respectivas tradições. Na noite de 24 de Dezembro, véspera de Natal, as famílias juntam-se para partilharem a refeição da consoada, aproveitando para confraternizarem. Normalmente, nesta noite comem-se batatas e bacalhau cozido com couves, contando com um ingrediente especial - o azeite da última colheita. Para sobremesa há os doces típicos da época e da região: filhós, rabanadas, sonhos...
Por volta da meia-noite celebra-se a Missa do Galo, juntando assim as pessoas da localidade para comemorarem o nascimento de Cristo.
No dia seguinte, dia de Natal, no decorrer da manhã celebra-se a Missa de Natal, com cânticos de louvor ao "Menino". Neste dia, as famílias voltam a juntar-se e trocam presentes entre si, demonstrando o carinho e afecto que sentem uns para com os outros.
No decorrer desta época festiva há ainda outros hábitos, dentro dos quais se destacam as Janeiras - momento esse em que, especialmente as crianças, cantam canções de Natal de porta em porta, esperando que as pessoas lhe dêem algo em troca: doces, dinheiro...
Outro símbolo típico desta aldeia serrana é uma fogueira de Natal que"acolhe" todos os habitantes da aldeia, uma vez que é um ponto de encontro nesta época. Sem quaisquer dúvidas, o Natal é das quadras mais festejadas e apreciadas nesta região.

 


Os jovens
Os jovens "mandam" na festa de Natal


Data de publicação: 2006-12-26 00:00:05
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior