Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Um Natal em volta da mesa é o mais típico de Oliveira de Azeméis

Oliveira de Azeméis: O Natal de A a z

Em Oliveira de Azeméis, o Natal celebra-se com calma e tranquilidade no seio das famílias. A tradição mantém-se ao longo dos tempos. O bacalhau e a doçaria sentam-se à mesa com as famílias na ceia de Natal.

> Ana Laranjeiro

Com o dia de Natal a aproximar-se a passos largos, a cidade está toda iluminada. Apesar do frio, há pessoas às compras no pouco comércio tradicional que existe. Com a proximidade e facilidade de aceder a grandes centros urbanos, muitas das compras são feitas nestes locais, esquecendo o comércio tradicional.
Nesta zona do país, a ceia de Natal conta com a tradicional bacalhoada e com doçaria, como é o caso das rabanadas, dos sonhos, do leite-creme e do arroz doce. A noite de consoada é passada em casa com a família aguardando a chegada do “Pai Natal”.
Na manhã seguinte, dia 25, as famílias deslocam-se à Igreja para assistirem à missa de Natal. Depois do almoço, muitas famílias passam uma tarde diferente: juntam-se numa velha fábrica onde tem lugar uma pequena peça de teatro feita, maioritariamente, por crianças e adolescentes da localidade.


Um Natal em volta da mesa é o mais típico de Oliveira de Azeméis
Um Natal em volta da mesa é o mais típico de Oliveira de Azeméis


Data de publicação: 2006-12-26 00:00:05
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior