Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A magia da Cidade

Covilha: Natal nevado

Natal é tempo de muita alegria. As ruas enchem-se de festa e luz para receber o Pai Natal. As tradiçoes repetem-se por todo o país e a Covilhã não é excepção! Tudo a postos para receber a grande festa da união: O Natal.

> Liliana Sofia R. Silva

Época de cor, brilho e muita alegria, o Natal traz consigo a magia dos presentes e o reviver de tradições. Nesta quadra festiva, as cidades “vestem-se” de novo para receber o encanto do Pai Natal. As ruas enchem-se de luz e magia, com os mais variados enfeites de iluminação, os tradicionais presépios e o pinheiro repleto de grandes presentes.

A Covilhã é o retrato quase fiel de um Natal ideal: nas suas encostas vê-se o manto branco da grandiosa Serra da Estrela e a cidade “respira” o frio intenso.As ruas estão mais bonitas e a iluminação dá uma nova vida à cidade. Desde a entrada sul até ao Centro Histórico, há estrelas, pinheiros e sinos, de todas as cores, tamanhos e feitios.

No Pelourinho está um presépio de palha que todos os anos faz as delicias dos residentes e visitantes.

Na véspera de Natal, as famílias reúnem-se à mesa onde o bacalhau, com batatas e couves cozidas é habitual. Chegada a sobremesa, o arroz doce ou as rabanadas não podem faltar, para adoçar uma noite que se promete desde logo muito comprida.

E antes que o relógio dê as 12 badaladas, as famílias deslocam-se para a igreja onde assistem à tradicional Missa do Galo e onde beijam os pés do Menino Jesus. Ao sair dos cumprimentos religiosos, é habitual juntarem-se à volta do chamado Madeiro. Regressados a casa, crianças e adultos trocam presentes

No dia de Natal pela manhã, muitos são os que se deslocam à missa para comemorar o Nascimento de Jesus, regressando depois a casa para o almoço com o apetitosocabrito assado. Como em qualquer parte do país, os desejos repetem-se: muita alegria, amor e saúde se esperam no sapatinho!


A magia da Cidade
A magia da Cidade


Data de publicação: 2006-12-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior