Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

São João da Madeira: Natal iluminado

Em São João da Madeira, a iluminação da cidade é tão importante que a Câmara Municipal promove programas onde o cidadão tem o papel principal no embelezamento da cidade.

> Elisabete Cardoso

O Natal é uma época cheia de tradições. São João da Madeira, segue muitas dessas tradições, mas tenta inovar. A Câmara Municipal, em parceria com a Associação Comercial, promovem o programa "São João da Madeira, a sua cidade natal", que consiste num conjunto de iniciativas que visam a colaboração dos cidadãos com a Câmara. O objectivo é levar o espírito natalício a toda a cidade.
As comemorações deste ano começaram no dia 30 de Novembro, na praça central da cidade, com a iluminação de uma árvore de Natal de 30 metros, o elemento central da verdadeira onda de luz que invade a cidade nesta época.
O "Enfeite das Rotundas" é, desde 2002, uma das iniciativas da Câmara. Paulo Bragança, responsável pelo gabinete de imprensa da Câmara, explica que se trata da "decoração das rotundas de trânsito da cidade para dar tons de Natal ao espaço urbano". A decoração das rotundas é um concurso destinado aos estabelecimentos de ensino e, desde o ano passado, também às associações do concelho. De forma a ajudar todos os candidatos nesta tarefa, a Câmara Municipal oferece um subsídio de 375 euros para as Associações de Pais das escolas e 250 euros para outras associações do concelho. Os participantes recorrem aos mais diversos materiais, reciclando artigos fora de uso. O júri da categoria "Associações" é composto por professores de expressão artística e um representante da autarquia, enquanto que o júri da categoria "escolas" é formado por representantes de outras instituições e artistas plásticos. Os resultados serão conhecidos no dia 6 de Janeiro, sendo atribuídos vários prémios cujo valor varia entre os cem e os mil euros. Esta é já uma iniciativa de sucesso que "este ano conta com 44 instituições participantes, mais 14 que no ano anterior", refere Paulo Bragança.
Para além do "Enfeite das Rotundas", esta cidade industrial promove ainda, "A cidade iluminada pelas suas mãos", no âmbito da qual "os sanjoanenses são desafiados a iluminar as suas habitações, com motivos alusivos à quadra", refere o responsável pelo gabinete de imprensa. Nesta actividade podem ser inscritos os edifícios com condomínio, as residências particulares localizadas em São João da Madeira e ainda os estabelecimentos comerciais, se inseridos no condomínio a que pertencem.O Natal em São João da Madeira é assim passado em comunidade, com toda a gente a participar para que a cidade fique mais alegre e enquadrada na época.






Data de publicação: 2006-12-26 00:00:05
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior