Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Região Centro inspira investigador

Avaliar a importância do financiamento bancário para o crescimento das Pequenas e Médias Empresas da Região Centro é uma das possibilidades práticas da tese de doutoramento apresentada no dia 19 de Dezembro na UBI.

> Helder Filipe Prior
> Andreia Sofia Aleixo

Miguel Ângelo Duarte Neves Matias é o autor da tese de doutoramento na área de Gestão que reconhece a importância das Pequenas e Média Empresas (PME) na criação e descentralização regional do emprego e do crescimento económico. "As dificuldades sentidas pelas PME, em particular pelas micro – empresas, no acesso ao financiamento externo, advêm em parte das suas fragilidades financeiras e da opacidade de informação que transmitem aos financiadores, sobretudo aos financiadores bancários", sublinha o investigador.
Num estudo intitulado "A Importância do Relacionamento Bancário no Financiamento das PME Portuguesas: Estudo Aplicado à Região Centro" Miguel Matias conclui que "do ponto de vista do financiador as técnicas de avaliação de risco utilizadas, apesar de permitirem avaliações rápidas e de custos reduzidos, centram-se na análise económico – financeira das empresas e, por isso, geram pontuações baixas devido ao elevado risco percebido".
Esta tese, que está também fundamentada em estudos práticos realizados em empresas da Região Centro, mostra que a avaliação da idoneidade do devedor de crédito e do seu comportamento creditício tem de passar, necessariamente, pelo desenvolvimento e valorização do relacionamento bancário. Na investigação realizada por Miguel Matias é proposta uma caracterização dos factores explicativos do relacionamento bancário e a avaliação da sua importância na definição das condições de crédito atribuídas às PME, num contexto de região considerada desfavorecida.
A tese de doutoramento foi avaliada por um júri composto por Jacinto António Vidigal da Silva, professor da Universidade de Évora, Maria Fernanda Matias, professora da Universidade do Algarve, Anabela Botelho Veloso, Carlos Alberto Costa e Maria Filomena Brás, professores da Universidade do Minho e pelos professores da Universidade da Beira Interior Zélia Serrasqueiro, Jorge Maçãs Nunes e Tiago Miguel Sequeira, tendo sido aprovada por unanimidade.






Data de publicação: 2007-01-02 00:00:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior