Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O GAAPI, a funcionar na Universidade da Beira Interior, aposta na formação, mas tem também outros projectos em mãos

Cursos para população activa na UBI

Internet, Excel, Access, produção multimédia e CAD em 3D são alguns dos cursos que vão ser ministrados na Universidade da Beira Interior. Primeiro curso arranca já em Fevereiro

> Cátia Felício

O Gabinete de Apoio a Projectos de Investigação (GAAPI), sediado nas instalações da Universidade da Beira Interior, já recebeu a aprovação para o Projecto de Formação em TIC. São 13 cursos nas áreas da informática e tecnologias da informação. A iniciativa é dirigida à população activa e limitada a 12 formandos por cada acção de formação.
Os cursos são gratuitos e vão funcionar este ano em horário pós-laboral. Pretende-se que terminem até final de 2007, podendo no entanto prolongar-se até ao início do próximo ano. A divulgação ao público será feita na segunda quinzena de Janeiro.
O primeiro curso, Access I (nível básico), está previsto arrancar já a 5 de Fevereiro. Os formandos recebem ainda uma bolsa que serve como “um incentivo para estarem em formação”.
A análise de dados com o STATA é outro dos cursos a ministrar nas instalações da Universidade da Beira Interior. Dina Pereira, responsável do GAAPI, diz que o STATA é um programa muito utilizado, mas frisa que “há grandes lacunas de formação na nossa região”. Explica ainda como funciona todo o processo.
Dina Pereira diz que se o número de pessoas inscritas ultrapassar o limite será feita uma selecção. “O primeiro critério é que têm que ser pessoas activas. Portanto têm de estar a trabalhar numa instituição, empresa, etc… Depois, outro critério que pode ser interessante é a utilização destas ferramentas no seu quotidiano profissional e o próprio background ou experiência ou formação [dos formandos] nestas áreas”.
Os cursos decorrem na UBI e em princípio serão leccionados no novo Centro de Formação e Interacção UBI Empresas, que se localiza junto ao pólo de Engenharias. “Vamos quase inaugurar o novo centro de formação com esta nova área de formação”, diz Dina Pereira. As aulas serão maioritariamente leccionadas por docentes da instituição. “São docentes que costumam colaborar connosco em actividades prévias” e até mesmo em formações internas.
A responsável do GAAPI anuncia ainda que outra das novidades para este gabinete é ter sido aprovada a candidatura a duas pós-graduações. Uma em Termalismo e a outra em Marketing de Produtos Turísticos e Eventos Desportivos. Ambas as acções são também dirigidas a públicos activos. Prevê-se que comecem a partir de Março.
“O GAAPI desde a sua existência tem vindo a trabalhar na área da formação. Pegámos no processo de renovação, de acreditação da entidade, em termos de entidade formadora… Conseguimos ganhar alguns pontos nesse processo. Portanto, passámos de um processo básico para um com mais domínios em que a universidade podia fazer formação para o exterior”. E a partir daí é condição, uma vez que é acreditado pelo Instituto para a Qualidade na Formação, o GAAPI promover a formação. Mas também tem outras funções. As inscrição para os cursos serão feitas através de email ou fax.


O GAAPI, a funcionar na Universidade da Beira Interior, aposta na formação, mas tem também outros projectos em mãos
O GAAPI, a funcionar na Universidade da Beira Interior, aposta na formação, mas tem também outros projectos em mãos


Data de publicação: 2007-01-09 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior