Voltar à Página da edicao n. 367 de 2007-02-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Manteigas acolhe um certame de produtos regionais

Feira de actividades económicas com 63 expositores em Manteigas

O certame realiza-se entre 17 e 20 deste mês e tem por objectivo mostrar o que Manteigas tem de melhor na sua economia. A gastronomia e o artesanato estarão em destaque, numa iniciativa que conta com concertos dos Santos e Pecadores e Ana Malhoa.

> Notícias da Covilhã

“Estamos convencidos que esta é a melhor forma de promover o concelho”. É esta a opinião do presidente da Câmara de Manteigas, José Manuel Biscai, sobre a XIV Mostra de Actividades e Feira de Artesanato daquela localidade, que se irá realizar entre 17 e 20 deste mês nas instalações da Praça Municipal. Um evento que conta com 63 expositores, 19 deles dedicados ao artesanato, 15 ao comércio, seis aos produtos regionais da Serra da Estrela, dois à indústria, para além de 13 associações locais e oito entidades.
O objectivo é o de mostrar o que de melhor Manteigas tem para oferecer a quem a visita, embora este ano haja menos expositores devido à falta de espaço na Praça Municipal. Daí que tenha havido uma escolha selectiva das empresas e associações que participam no certame. Uma Mostra que, segundo José Manuel Biscaia, teve no ano anterior, “pelos dados empíricos que temos, uma vez que não se cobrava entrada”, cerca de três mil pessoas e que já não exclusivamente de Manteigas, já que no certame “há gente de outras paragens, mas que têm produtos associados à Serra da Estrela”. O artesanato e acima de tudo os tecidos estarão em evidência, segundo o autarca. Já que o queijo da Serra, também segundo este responsável, tem perdido peso na economia local.
O orçamento para a Feira é de 100 mil euros, um dinheiro “bem aplicado”, segundo Biscaia, já que esta é uma forma de dar vida e movimento à vila que tem sofrido bastante os efeitos da desertificação.
Associada à Feira há um vasto programa cultural, no qual se destaca, dia 17, o concerto dos Santos e Pecadores e o espectáculo com o Quarteto de Música Cubana “Havana Cuba”. No dia 19 a convidada a subir ao palco é Ana Malhoa, para além do quarteto de música brasileira “Viva Brasil”. Este tipo de espectáculos musicais atraíram nas noites do ano passado cerca de mil espectadores.
O evento conta também com um desfile carnavalesco no dia 20, pelas 15 horas, um concurso fotográfico de Manteigas, a 8ª edição do Concurso Literário Prémio Dr. João Isabel e a 25 edição dos tradicionais 12 quilómetros de Manteigas às Penhas Douradas, uma prova de atletismo que reúne, habitualmente, cerca de dois mil participantes.


Manteigas acolhe um certame de produtos regionais
Manteigas acolhe um certame de produtos regionais


Data de publicação: 2007-02-13 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior