Voltar à Página da edicao n. 367 de 2007-02-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Uma dezena de empresas brasileiras tem trabalham agora no Parkurbis

Covilhã é quase brasileira

A geminação entre a cidade da Covilhã e a cidade brasileira de Blumenau começou já a dar frutos. Ontem foi constituído o primeiro agrupamento internacional de empresas de informática e tecnologias de informação.

> Eduardo Alves

O Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã (Parkurbis) acolheu a comitiva de dez empresários brasileiros que se deslocaram à Covilhã para assinarem a constituição do agrupamento de empresas.
Uma dezena de entidades ligadas à informática, à produção de software e a tecnologias de informação e comunicação tem agora representação em Portugal. No Parkurbis vai funcionar o núcleo deste agrupamento de empresas que pretendem encontrar parceiros de negócio no nosso País.
Segundo alguns dos empresários, “esta é a porta de entrada para a Europa”. Opiniões avançadas durante a cerimónia de apresentação das várias empresas. A informática e as softwarehouse dominam o conjunto de dez empresas que agora podem começar a negociar em território luso. Numa primeira fase, a directora executiva deste agrupamento, uma antiga aluna do curso de Gestão da UBI, vai ser o rosto das empresas brasileiras em Portugal. Este primeiro passo “é dado no sentido de encontrar empresas parceiras que possam comercializar os nossos produtos”. Posteriormente, e “se o sucesso for igual ao que estamos a ter no Brasil, a hipótese de criar aqui uma filial começa a ser mais forte”, adiantam alguns dos empresários que integraram a comitiva.
Este grupo de investidores foi conduzido pelos dois presidentes de câmara das cidades geminadas. Quer Carlos Pinto, presidente da autarquia serrana, quer João Paulo Kleinubing, prefeito de Blumenau, mostraram-se “muito esperançados nos laços económicos e culturais que podem surgir desta iniciativa”.
Este agrupamento de empresas chega agora à Covilhã, mas também da “cidade neve”, “podem partir algumas empresas à descoberta do Brasil”, lembram os responsáveis do Parkurbis.


Uma dezena de empresas brasileiras tem trabalham agora no Parkurbis
Uma dezena de empresas brasileiras tem trabalham agora no Parkurbis


Data de publicação: 2007-02-13 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior