Voltar à Página da edicao n. 368 de 2007-02-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A autora da tese - segunda a contar da esquerda - com os elementos do júri

A relação da ciência com o mercado

Numa altura em que se fala cada vez mais de empreendedorismo e empresas de base tecnológica, Dina Pereira apresentou uma dissertação de mestrado na área da Gestão sobre a ligação entre as universidades e as empresas.

> Eduardo Alves

O trabalho realizado na Universidade da Beira Interior (UBI) e na ligação desta instituição às empresas serviu de base para a dissertação de mestrado de Dina Batista Pereira. Um estudo onde “se analisou o impacto dos fundos comunitários no desenvolvimento de acções de cooperação entre a UBI, as empresas e outras instituições do meio envolvente, detectando-se os principais mecanismos de cooperação, os resultados da cooperação, os benefícios para a instituição e para os investigadores e, ainda, os obstáculos que se colocam a essa cooperação, no caso específico da universidade”, explica a autora.
Segundo Dina Pereira, “o estudo de caso desta tese centrou-se no Gabinete de Apoio a Projectos e Investigação (GAAPI), enquanto fonte privilegiada de informação relativa a projectos de I/D, prestações de serviços e contratos I/D”. Um estudo que aborda de forma mais pormenorizada a instituição covilhanense, mas que não deixa de traçar um mapa geral daquilo que actualmente se verifica nas universidades portuguesas e que decorreu entre 2002 e 2005.
Esta tese intitulada “Cooperação: Universidade – empresas: o caso da Universidade da Beira Interior” apresenta como principais conclusões “o papel do GAAPI, que se mostra eficaz na captação de fontes alternativas de financiamento à instituição registando-se um aumento significativo de receitas oriundas de projectos comunitários de apoio à I/D”.
Neste trabalho foram também analisados alguns dos obstáculos existentes nesta área. Dos mais referenciados, destaque para “o baixo peso da participação em projectos na avaliação da carreira docente”. Há também, segundo a autora da tese, outros factores que não permitem uma tão sólida ligação entre as instituições de ensino superior e o mundo empresarial. “A barreira das duas culturas, entre as universidades e as empresas, uma escassa rede de contactos, o desinteresse, por parte dos investigadores, a tipologia de investigação demasiado aplicada, o choque entre os objectivos das empresas ao nível da comercialização e da investigação de curto prazo e os interesses dos investigadores ao nível de uma investigação básica, de longo prazo e que visa as publicações de carácter científico”, são também pontos que têm mostrado alguma desarticulação entre universidades e empresas.
Neste patamar, a tese de Dina Pereira aponta também alguma desarticulação ao nível institucional “entre a fase pré-aprovação e pós-aprovação das candidaturas”. As linhas futuras desta investigação “passam por fazer uma comparação com dados do lado do sector empresarial face a um comportamento do GAAPI numa fase mais evoluída”.
A tese obteve a classificação final de Muito Bom atribuída por um júri composto por Mário Lino Barata Raposo, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Zélia Maria da Silva Serrasqueiro, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Maria da Conceição Peixe Rego, professora auxiliar da Universidade de Évora.


A autora da tese - segunda a contar da esquerda - com os elementos do júri
A autora da tese - segunda a contar da esquerda - com os elementos do júri


Data de publicação: 2007-02-20 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior