Voltar à Página da edicao n. 370 de 2007-03-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O encontro decorreu nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde

UBI reúne centenas de enfermeiros

A UBI acolheu nos dias 2 e 3 de Março centenas de enfermeiros e estudantes para uma troca de experiências profissionais no ramo da enfermagem cirúrgica. Durante os dois dias, os cuidados médicos a ter com o doente foram um dos assuntos em destaque.

> Cristina Reis

“Reflectir para Cuidar” foi simultaneamente o tema e o objectivo da segunda edição das Jornadas de Enfermagem Cirúrgica da Cova da Beira.
“Reflectirmos para cuidar, através da vinda de enfermeiros de outros locais, com outras ideias, com outras experiências, com outros conhecimentos, e partilhando esses conhecimentos para termos práticas melhores em termos de enfermagem, é sem duvida o principal objectivo desta iniciativa”, referiu Dulce Querido Rosa, membro da comissão organizadora e enfermeira do serviço de cirurgia do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB).
O evento foi organizado por um grupo de enfermeiros do Departamento de Cirurgia daquele hospital, o mesmo que organizou as primeiras Jornadas de Enfermagem Cirúrgica há dois anos atrás. A Comissão Organizadora contou com mais de 300 inscrições de enfermeiros e alunos de enfermagem de todos os pontos do país. Vieram inclusivamente profissionais das ilhas dos Açores e da Madeira para participar nas conferências que decorreram no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde.
A escolha deste espaço por parte da organização das jornadas prende-se com “a capacidade que o auditório tem para acolher um evento com uma dimensão como esta”, disse Dulce Querido Rosa. Aquela responsável salientou ainda “a colaboração excelente por parte da universidade connosco, quer na cedência do auditório, quer em apoios logísticos e de alimentação”.
As jornadas tiveram início sexta-feira, 2 de Março, com a habitual sessão de abertura, seguindo-se uma conferência inaugural acerca da enfermagem no século XX. Depois houve espaço para a análise e debate de temas como “A dimensão ética em enfermagem”, “A ferida cirúrgica” e “O tratamento de queimaduras”, onde o público pode adquirir conhecimentos acerca dos cuidados de enfermagem a ter no dia-a-dia com doentes do foro cirúrgico. No sábado, 3 de Março, deu-se o encerramento do evento com a entrega dos prémios aos participantes do concurso “Olhares de Enfermagem”. Uma exposição onde estiveram patentes ao público fotografias realizadas por alunos e profissionais de enfermagem.
Para além das conferências, houve ainda uma mostra de produtos médico-hospitalares no âmbito da cirurgia. Durante os dois dias, estiveram presentes empresas como a Convatec, Coloplast, Hartmann ou Johnson & Johnson, com um stand de apresentação dos seus produtos ao público.
O balanço das jornadas foi bastante positivo e, segundo a Comissão Organizadora, superou todas as expectativas, uma vez que não contavam com uma adesão tão grande. Ficou em aberto uma possível terceira edição das Jornadas de Enfermagem Cirúrgica da Cova da Beira.


O encontro decorreu nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde
O encontro decorreu nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde


Data de publicação: 2007-03-06 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior