Voltar à Página da edicao n. 374 de 2007-04-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O curso de Engenharia Civil conseguiu a acreditação da Ordem por mais seis anos

Ordem dos Engenheiros destaca crescimento da UBI

A Ordem dos Engenheiros voltou a atribuir a acreditação para o curso de Engenharia Civil. Depois da análise de vários parâmetros, esta licenciatura continua a ser reconhecida pela Ordem agora pelo período máximo de tempo, seis anos.

> Eduardo Alves

“Do ponto de vista pedagógico, o curso da UBI é um caso de sucesso”, assim conclui o relatório final do processo de acreditação do curso de Engenharia Civil, por parte da Ordem dos Engenheiros. A comissão de acreditação, composta por João Lopes Porto, Fernando Faria Almiro do Vale e José Fernando Gomes Mendes foi quem conduziu a análise da conformidade e a aplicação das recomendações que tinham sido dadas à instituição pela Comissão de Acreditação.
A Ordem dos Engenheiros atribui o reconhecimento de licenciaturas, num período máximo de seis anos, às diversas instituições nacionais. Terminado esse período, uma Comissão de Acreditação visita a universidade que pretende renovar a sua acreditação e é elaborado um relatório. Foi esse documento que chegou agora à UBI. De entre as principais conclusões da missiva, destaque para a acreditação do curso “por um período de seis anos”. Até 2013, a licenciatura em Engenharia Civil na UBI está assim reconhecida pela Ordem, como acontecia até aqui.
Os membros da comissão que analisaram a UBI dão nota positiva “à imagem da escola e da sua direcção, o seu tipo de liderança e o seu comprometimento no sucesso do curso corresponde ao modelo de referência da Ordem”. Para obter esta conclusão, foram realizadas visitas à instituição, entrevistas a alunos, docentes, investigadores e outras entidades. Segundo este documento de cinco páginas, “a instituição é uma referência nacional ao nível das instalações, biblioteca e material informático”. Outro dos pontos que parece ter merecido rasgados elogios dos membros da Comissão de Avaliação foi a “aceitação dos diplomados pela UBI”. Segundo os membros da Ordem responsáveis por este relatório “não foi perceptível qualquer situação de desemprego ou de rejeição dos graduados. A evolução verificada foi bastante positiva, em todos os casos”.
Manuel Santos Silva, reitor da UBI, mostra-se bastante agradado com esta renovação da acreditação. Segundo o responsável máximo “é o reconhecimento devido e também o resultado de um forte investimento que tem sido feito ao longo do tempo nesta área”. O reitor adianta que este resultado “está agora à vista de todos”.
Contudo, Santos Silva não deixa de lamentar “a postura do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, nomeadamente a posição da Direcção Geral do Ensino Superior quando não permitiu o registo de Engenharia Civil e de outros cursos ministrados na UBI com mestrados integrados”. A reitoria reivindicou que se a Engenharia Civil e outras a nível nacional foram registadas com mestrados integrados noutras instituições, “porque não na UBI, que satisfazia todos os requisitos”. Santos Silva sublinha que “houve mais uma vez, discriminação das instituições do Interior”.


O curso de Engenharia Civil conseguiu a acreditação da Ordem por mais seis anos
O curso de Engenharia Civil conseguiu a acreditação da Ordem por mais seis anos


Data de publicação: 2007-04-03 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior