Voltar à Página da edicao n. 376 de 2007-04-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A cereja da Cova da Beira começa agora a suscitar o interesse das grandes superfícies

Hipers mais interessados na Cereja da Cova da Beira

A mais de um mês para a apanha da cereja, a Cooperativa de Fruticultores da Cova da Beira regista já uma procura maior que a registada em 2006, principalmente por parte de grandes superfícies, revela o presidente da instituição.

> Notícias da Covilhã

Segundo José Rapoula, "nota-se que as principais grandes superfícies estão mais interessadas na cereja da Cova da Beira e neste momento já há encomendas". "O nosso único receio é não termos quantidade suficiente para a procura", afirma aquele responsável.
Os preços e as quantidades definitivas a fornecer ainda dependem das previsões de produção, no princípio de Maio. Mesmo assim, "as grandes superfícies da Sonae, Carrefour, Auchan e Jerónimo Martins já têm acordos estabelecidos" para vender cereja da cooperativa da Covilhã, adianta José Rapoula.
Em 2006, a Cooperativa forneceu um pouco mais de 300 toneladas de cereja e este ano espera manter o valor. Ainda assim, é uma pequena quantidade quando comparada com o total produzido na Cova da Beira, pois segundo Rapoula, "estima-se que esta região produza entre cinco a seis mil toneladas de cereja por ano, ou seja, cerca de metade da produção nacional de cereja". O fruto é escoado também por outras entidades que comercializam cereja e "por muitos comerciantes e essa cereja não é registada nas estatísticas", alerta.
José Rapoula diz estar certo de que o facto da cooperativa ser a única do País cuja cereja é certificada com Indicação Geográfica Protegida (IGP) contribui para o aumento da procura. "Desde o ano passado que estamos a apostar na IGP e isso é uma garantia de qualidade que está a trazer resultados", sublinha, acrescentando que só os agricultores certificados por uma entidade independente podem ostentar a marca Cova da Beira, detida pela cooperativa de fruticultores. "A cooperativa paga aos produtores mais 10 cêntimos por quilo no caso da cereja respeitar o parâmetros da IGP. É um incentivo para seguirem normas de qualidade e serem certificados", explica José Rapoula.


A cereja da Cova da Beira começa agora a suscitar o interesse das grandes superfícies
A cereja da Cova da Beira começa agora a suscitar o interesse das grandes superfícies


Data de publicação: 2007-04-17 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior