Voltar à Página da edicao n. 382 de 2007-05-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Presidente da República visitou o Parque Industrial do Tortosendo

Cavaco destaca papel da UBI

Na visita à Covilhã, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, destacou o papel da Universidade da Beira Interior, como motor tecnológico da região. Nesta deslocação à Beira Interior, Cavaco visitou o Parque de Ciência e Tecnologia e inaugurou as instalações da Frulact.

> Eduardo Alves

Os bons projectos também são viáveis no interior do País. Quem o garante é Anibal Cavaco Silva, Presidente da República, que na passada sexta-feira, 25 de Maio se deslocou ao Parque Industrial do Tortosendo para visitar o Parkurbis e inaugurar as novas instalações da Frulact, uma empresa de preparados de fruta.
A visita do mais alto representante do Estado português teve como principal objectivo “continuar a mostrar que Portugal consegue ter bons exemplos e consegue competir como os outros países”. O Presidente da República começou por visitar as instalações do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã – Parkurbis, onde ficou também a conhecer as empresas de base tecnológica que ali estão a nascer. Um projecto que começou a nascer em 2001 com a constituição da sociedade Parkurbis. Em 2005, passa do papel e das várias reuniões para o terreno e surge a actual incubadora de empresas. Tendo na Universidade da Beira Interior a principal fonte de actividade, este parque de ciência e tecnologia depressa aponta metas. Carlos Pinto, presidente do Conselho de Administração e da Câmara Municipal da Covilhã lembrou a Cavaco Silva que esta foi uma aposta baseada em quatro pilares fundamentais, “o da promoção do empreendedorismo, da incubação de empresas, de financiamento de projectos e de internacionalização”. A funcionar há pouco mais de dois anos, este parque conta já com cerca de 30 empresas mais de meia centena de postos de trabalho com 98 por cento destes empregos a serem ocupados por licenciados.
Cavaco Silva aproveitou também a deslocação à Covilhã para inaugurar as instalações da Frulact, uma empresa de transformados de fruta que arrecadou há cerca de 15 dias o prémio PME/Inovação Cotec-BPI de 2006. João Miranda, presidente da empresa, conduziu a visita de Cavaco pelas instalações. A Frulact representa um investimento de mais de 80 milhões de euros e apresenta-se como uma das mais modernas unidades no sector da transformação de produtos agrícolas. Prova dessa mesma inovação “são os muitos clientes de vários países da Europa e do Norte de África que confiam na Frulact”, explica o presidente da unidade. Para dar resposta às necessidades “e conseguir adiantar-nos aos requisitos dos nossos clientes, apostamos na inovação e na superação das expectativas dos nossos parceiros”.
Exemplos de sucesso apontados por Cavaco Silva que no final da visita voltou a sublinhar a importância deste tipo de projectos no interior do País. Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã aproveitou a visita para sugerir algumas medidas de apoio à região. Com o ministro da Economia, Manuel Pinho, presente também nesta deslocação, Pinto não deixou de dizer ao representante do governo que “é necessário trabalhar de forma mais estreita entre esta região e Lisboa”. O autarca social-democrata lembra que “não existem regiões políticas específicas, mas existe uma clara e preocupante desigualdade”. Em tom de desabafo, Pinto disse mesmo que “nesta parte do País estamos mais longe das decisões e de quem parece não nos conhecer”.
Manuel Pinho acabou por passar ao lado das “recomendações” do autarca local e optou por relevar o papel da UBI. Nas palavras do ministro da Economia, no Parkurbis, a instituição do ensino superior foi apontada “como um pólo gerador de novos projectos”. Pinho aproveitou para lembrar que “a UBI foi das primeiras instituições a aderir aos cursos de design de software que trouxeram até Portugal o responsável máximo da Microsoft, Bill Gates”. Um exemplo “entre muitos dos que podem também aqui ser vistos no Parkurbis” e que, no entender do ministro representam “um dos maiores potenciais desta região”.
Cavaco Silva, na sua intervenção lembrou também “o papel fundamental da instituição de ensino superior nesta zona do País”. O chefe de Estado não deixou passar à margem da sua intervenção “a universidade e, o pólo formador de licenciados e de recursos humanos qualificados”. Cavaco deixou o desafio para que “projectos exemplares como estes” continuem “em todo o território nacional”.


O Presidente da República visitou o Parque Industrial do Tortosendo
O Presidente da República visitou o Parque Industrial do Tortosendo


Data de publicação: 2007-05-29 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior