Voltar à Página da edicao n. 383 de 2007-06-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O estudo faz a análise das nascentes das minas da Covilhã

Águas da Covilhã entre as melhores do País

Uma tese de mestrado apresentada na UBI faz a análise à qualidade da água que abastece a rede de água da Covilhã. Nas várias nascentes estudadas foram encontradas águas de qualidade semelhante à da água engarrafada.

> Eduardo Alves

Estudar o espaço envolvente das captações de água que são utilizadas para abastecer a rede pública da Covilhã foi a principal meta desta tese de mestrado apresentada na UBI.
Um trabalho que consistiu essencialmente, segundo Eric Mendes, “na delimitação de perímetros de protecção, isto é, áreas delimitadas em redor das captações de água para abastecimento público, que pertencem às Águas da Covilhã”. Estas delimitações foram feitas com base nos estudos sobre o uso e delimitação do solo em torno destas captações.
Eric Mendes explica que “o que agora é proposto, não é mais do que um estudo sobre qualquer tipo de actividade que é feita em torno dessas áreas e os efeitos que possa ter na água”. Desta forma, e caso as conclusões e as metodologias apontadas nesta tese de mestrado sejam implementadas pela empresa “pode ficar a conhecer-se o tipo de estrutura que pode vir a contaminar a água que nós bebemos”.
Este estudo incidiu nas várias captações de água subterrânea que abastecem o concelho da Covilhã. Ao todo foram estudadas 74 captações pertencentes à rede pública de abastecimento de água. Dessas 74, foram analisadas 39 minas, 20 drenos, 11 nascentes e quatro captações horizontais. E foi precisamente sobre estas últimas que esta tese também trouxe algo de novo. Das principais conclusões deste estudo referir que a metodologia de análise aqui aplicada pode ser transferida para outras regiões montanhosas. Isto porque, “já foram definidos vários perímetros de protecção para captações verticais, em termos de captações horizontais ainda não havia um estudo ou uma metodologia capaz de se adequar a estas situações, a não ser esta agora apresentada”, garante o autor da tese
O trabalho das Águas da Covilhã passa agora por propor ao Ministério do Ambiente a delimitação das zonas que estão estipuladas no estudo e desta forma integrar as captações de água “em reservas”. A tese intitulada "Perímetros de protecção de captações de água subterrânea para consumo humano em zonas de montanha, caso de estudo da cidade da Covilhã" foi aprovada por um júri constituído por Luís Manuel Ferreira Gomes, professor associado da Universidade da Beira Interior, Luís Filipe Tavares Ribeiro, professor auxiliar do Instituto Superior Técnico da universidade Técnica de Lisboa e Maria Teresa Condesso de Melo, professora auxiliar convidada da Universidade de Aveiro.


O estudo faz a análise das nascentes das minas da Covilhã
O estudo faz a análise das nascentes das minas da Covilhã


Data de publicação: 2007-06-05 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior