Voltar à Página da edicao n. 383 de 2007-06-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As conclusões desta tese podem agora ser passadas para o mundo da matemática

Uma nova abordagem à álgebra linear

A tese de doutoramento em Matemática aponta novas utilizações para a álgebra linear, sobretudo na área das matrizes de blocos.

> Eduardo Alves

Celino José Martins Miguel apresentou uma tese de doutoramento em Matemática intitulada "Fundamentos de uma álgebra linear de blocos". Este estudo centrou-se no estudo da “generalização de uma álgebra linear às matrizes de blocos”.
Segundo o autor da tese e docente da UBI, “na álgebra linear estudam-se os espaços vectoriais de um corpo e aqui foi alargado esse mesmo estudo e aplicação a vários espaços não só a um corpo, como também a anéis, que são estruturas menos ricas”.O resultado desta tese de doutoramento “foi a generalização de vários dados, como vectores próprios, e formas canónicas”. Algo que até aqui ainda não estava feito. Esta tese “foi também definida tendo em consideração módulos, em vez de espaços vectoriais, e apresenta uma nova formalização para a Teoria de Matrizes de Blocos”, garante Celino Miguel. O mesmo explica que “existiam já alguns resultados sobre matrizes de blocos que ainda não tinham sido formalizados”, com a defesa e apresentação desta tese de doutoramento, isso acabou por mudar, até porque “nós formalizamos esses mesmos resultados”. O docente explica ainda que “a Teoria dos Sistemas e a Teoria de Controle são duas das áreas que mais vão beneficiar com esta tese e com os novos caminhos agora apontados pelo estudo”. A tese foi aprovada por um júri constituído por José da Silva Lourenço Vitória, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Deolinda Isabel da Conceição Mendes, professora associada da Universidade da Beira Interior, Paula Maria Machado Cruz Catarino, professora associada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Edgar da Silva Pereira, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, Maria Manuela Vivaldo Peres de Almeida dos Santos Silva, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Henrique José Freitas da Cruz, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.


As conclusões desta tese podem agora ser passadas para o mundo da matemática
As conclusões desta tese podem agora ser passadas para o mundo da matemática


Data de publicação: 2007-06-05 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior