Voltar à Página da edicao n. 383 de 2007-06-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Rita Salvado é uma das docentes organizadoras do projecto

UBI está na moda

Desfiles de moda, apresentação de colecções de designers conhecidos e mostra de trabalhos de antigos alunos são apenas alguns dos eventos que dão forma a um vasto programa de final de ano que está a ser preparado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI.

> Eduardo Alves

O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI vai promover uma série de actividades, de exposições e também passagens de moda e desfiles de trabalhos de antigos alunos entre os dias 7 e 19 de Julho. Num ano em que o curso começa a trabalhar segundo os parâmetros do Processo de Bolonha, o Museu de Lanifícios da UBI vai ser o espaço privilegiado da mostra das potencialidades desta licenciatura.
Assim, entre 7 e 19 de Julho vão decorrer diversas actividades. 14 de Julho marca o ponto alto desta iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, com a apresentação de tendências de moda pelos finalistas da licenciatura em Design Têxtil e Vestuário, ramo têxtil. O núcleo da Real Fábrica Veiga, do Museu de Lanifícios acolhe assim um desfile de colecções de vestuário realizadas por finalistas do curso, mas também por jovens designers que foram antigos alunos da UBI. Para além destes vãos ser também apresentados trabalhos pertencentes às colecções de designers que são docentes e colaboradores da instituição como Elsa Lima, que desenvolveu um trabalho no âmbito do projecto INPROLAN, onde foram parceiros a ANIL e a ANIVEC/APIV, Sara Lamúrias, que apresenta a “a-forest design” e também Júlio Torcato vai mostrar trabalhos.
Rita Salvado, docente do departamento, é uma das responsáveis pela organização destas iniciativas. A docente faz questão de sublinhar “a presença de antigos alunos, como prova do que já aqui é feito”. A mostra de trabalhos destes licenciados da UBI “é a prova viva das potencialidades do curso e da instituição”. Para além disso, durante estas actividades “vai haver uma estreita colaboração entre a universidade e as empresas da região”. Como tal, “foram convidadas também empresas ligadas ao sector têxtil a virem aqui apresentar as suas colecções”, desvenda Rita Salvado.
O evento tem como objectivos principais “estimular o debate em torno da moda e da inovação têxtil e promover a comunicação dos trabalhos dos alunos às empresas e profissionais da área, apresentando as qualidades técnicas e artísticas desses mesmos trabalhos nas suas mais diversas vertentes”. Rita Salvada adianta também que é intenção do departamento, com este tipo de eventos “divulgar a vitalidade em Têxtil e Vestuário que se tem formado ao longo dos últimos anos na UBI, expondo-a à comunidade científica, académica e social em geral”.
Estas actividades irão decorrer no Museu de Lanifícios, no núcleo da Real Fábrica Veiga, num cenário simultaneamente histórico e contemporâneo da indústria têxtil e estão integradas no programa sobre a Rota da Lã que a Região de Turismo da Serra da Estrela está a promover.


Rita Salvado é uma das docentes organizadoras do projecto
Rita Salvado é uma das docentes organizadoras do projecto


Data de publicação: 2007-06-05 11:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior