Voltar à Página da edicao n. 383 de 2007-06-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A mostra decorreu na Cinubiteca

UBI recebe mostra anime

Os traços de Manga percorreram a tela da Cinubiteca da UBI entre os dias 21 a 24 de Maio com filmes como Wings of Honneamise, Whisper of the Heart, My Neighbour Totoro e Tokyo Godfathers. A iniciativa foi levada a cabo pelo Cine Clube da Beira Interior (CCBI) e deveu-se, segundo Fernando Pinto, membro da organização e estudante de Cinema na UBI, a “uma tentativa de divulgação de um género de culto, que infelizmente não é muito divulgado em Portugal”.

> Stephane Oliveira

Os anime de Manga, forma de designar os desenhos animados japoneses, dos quais o Sangoku é a referência máxima em Portugal, circulam num circuito fechado e restrito. Apesar de na Europa várias animações serem comercializadas, em Portugal tal não se sucede, excepção feita a alguns festivais onde as suas licenças são bastante restritas.
O estilo da Manga tem as suas raízes no século VIII, com o surgimento dos primeiros rolos de pintura japoneses, os chamados emakimono. Neste tipo de gravuras eram misturados textos e pinturas, que assim desenrolavam uma história. O papel da imagem prevalecia em relação ao literário, e após a posterior substituição dos rolos pelos livros, um conceito de livro para ver em contraposição aos livros para ler, emergira na cultura japonesa.
Os filmes de animação nipónicos como conhecemos hoje foram uma reconversão do estilo na banda desenhada para a televisão e o cinema. Há quem o considere um movimento artístico, e o que é verdade é que se trata de um género completamente diferente das típicas animações europeias, “O estilo das animações ocidental é completamente diferente do da Manga, não só a nível do traço. Por exemplo, Hayo Miyasaki difere em tudo da cena moralista de que Disney foi percursor. O Miyasaki é apenas infantilidade pela infantilidade”, diz Fernando Pinto. Hayo Miyasaki recebeu, com Spirited Away, em 2003 o óscar de melhor filme de animação, destronando temporariamente o triunfo regular da Disney, e foi um dos realizadores com filmes escolhidos para a mostra Animé, com a metragem "My neighbour Tottoro", de 1988. "O principal critério para a selecção das animações foi a reputação dos realizadores e os seus repertórios menos conhecidos", informou Pinto.
O género Manga tem inúmeros fãs por todo o mundo, e a própria indústria tem tentado acompanhar a evolução da tecnologia para acompanhar as animações ocidentais. Nesse sentido o 3D tem sido uma técnica explorada pelos produtores japoneses.
O Cine Clube da Beira Interior tem estado bastante activo este ano e para além da mostra de animações do país do sol nascente ainda preparou uma de cinema Indiano "Bombar em Bombaím" e uma de cinema cómico com filmes como "Some like it hot" onde Marylin Monroe é a personagem principal.


A mostra decorreu na Cinubiteca
A mostra decorreu na Cinubiteca


Data de publicação: 2007-06-05 00:59:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior