Voltar à Página da edicao n. 387 de 2007-07-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os ciclistas voltam ao alto da Serra da Estrela

Chegada à Torre deve regressar à Volta

Não está confirmado em termos oficiais. Mas deverá ser a grande novidade quando, daqui a dias, a PAD (Produção de Actividades Desportivas) apresentar o programa da 69ª Volta a Portugal em bicicleta. O alto da Torre vai voltar a ter uma chegada.

> Notícias da Covilhã

Afastada da prova, em termos de chegadas, nos últimos anos, a mítica Torre, na Serra da Estrela, deverá este ano voltar a figurar nas chegadas da 69ª Volta a Portugal em bicicleta. A confirmação oficial deverá chegar nos próximos dias, altura em que a PAD (Produções de Actividades Desportivas), que organiza a Volta, anunciar oficialmente o calendário da mais importante prova do ciclismo português, que irá decorrer entre 4 e 15 de Agosto.
O director da prova, o antigo ciclista Joaquim Gomes, que já venceu no alto da Torre algumas vezes durante a sua carreira, já no ano passado admitira essa hipótese. Que, segundo o site Ciclismo Digital, é já uma certeza. No ano passado, alguns directores desportivos lamentaram que a Volta não tivesse a mítica chegada à Torre, que, segundo eles, dá mais autenticidade à prova. Nos últimos anos os ciclistas subiram à Serra mas nunca lá acabaram as etapas, acabando quase sempre por essa duras etapas acabarem ao sprint por grupos de corredores que melhor se aguentaram nas subidas. Este ano, tudo vai ser diferente e o programa da Volta será mais propício aos trepadores.
Assim, no primeiro dia de prova, a 4 de Agosto, o contra-relógio que ainda não se sabe se será individual ou por equipas, fará a primeira triagem dos principais candidatos à camisola amarela, num percurso disputado em Portimão. No dia seguinte, os ciclistas partem de Portimão em direcção a Beja. E na segunda etapa, saem de Vila Viçosa e chegam à Beira Interior, a Castelo Branco, que mais uma vez volta a figurar no roteiro da principal prova de ciclismo nacional.
Na terceira etapa, que ainda não se sabe se sai de Idanha-a-Nova ou Idanha-a-Velha (decorrem negociações com o município raiano), os ciclistas viajam desde a nossa região até Gouveia. Aqui, nesta chegada estará a primeira grande dificuldade para os ciclistas, já que o percurso inclui um teste aos trepadores com uma passagem pelas Penhas Douradas numa subida que se inicia em Manteigas.
Na 4ª etapa, o pelotão sai da Guarda em direcção a Santo Tirso, numa tirada favorável aos escaladores, já que a meta está no Monte de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso. Ou seja, após 6,5 quilómetros de subida com 24 a 26 por cento de inclinação. Na tirada mais longa da prova, de 215 quilómetros.
Na 5ª etapa, propícia a roladores, os ciclistas partem, no dia 9 de Agosto, de Felgueiras em direcção a Fafe. No dia 10, dá-se o habitual descanso antes das provas que definirão o vencedor da prova.
Depois, no dia 11, a 6ª etapa é daquelas que são a doer. O pelotão sai de Celorico de Bastos para acabar a prova na mítica subida da Senhora da Graça, onde, definitivamente se fará a selecção dos possíveis candidatos à vitória final. Depois, nos dias 12 e 13, duas etapas para os sprinters brilharem, com ligações entre Lixa e Gondomar (7ª etapa) e Aveiro a São João da Madeira (8ª etapa).
Na terça-feira, 14, a mais esperada etapa da prova, que poderá definir o vencedor, caso as diferenças entre os primeiros sejam avultadas. Por caso contrário, só no último dia, de contra-relógio, se ficará a saber o vencedor. Uma subida à Torre, mas pelo lado de Seia, com passagens pelo Sabugueiro e Aldeia da Serra, após o pelotão partir de Oliveira do Bairro.
No último dia, a 15 de Agosto (feriado), um contra-relógio de 38 quilómetros, que ligará Viseu a…Viseu.
Espera-se por isso que, mais uma vez, à semelhança do passado, e em tempo de férias para alguns, a Serra da Estrela volte a encher, em especial na penúltima etapa, com muito amantes da modalidade, num ano em que o regresso do Benfica à competição é sem dúvida um trunfo para atrair gente às estradas. Ainda por cima tendo em conta que na equipa da Luz corre o “escudeiro” de Lance Armstrong, José Azevedo, um dos principais favoritos à vitória final, tal como o vencedor da edição anterior, o espanhol David Blanco. Estão confirmadas 18 equipas, nove portuguesas e nove estrangeiras, das quais se destacam o Benfica, La-MSS Maia, Liberty Seguros, Boavista, Lampre e Barloworld.


Os ciclistas voltam ao alto da Serra da Estrela
Os ciclistas voltam ao alto da Serra da Estrela


Data de publicação: 2007-07-03 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior