Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
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Ana Margarida Faria Soares Marques autora da tese sobre o ensino-aprendizagem da poesia

O ensino-aprendizagem da poesia

O ensino e a aprendizagem da poesia nos últimos trinta anos estiveram na base de uma tese de mestrado apresentada na UBI na passada semana.

> Ricardo Morais

Ana Margarida Faria Soares Marques é a autora de uma tese de mestrado que estudou o ensino-aprendizagem da poesia nos últimos trinta anos. Uma análise crítica que, tendo como base os programas e os manuais do ensino da língua portuguesa, revelou conclusões muito interessantes.
A autora da tese intitulada "A Moeda e a Jóia: o ensino-aprendizagem da poesia no 3º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, de 1974 a 2004" explica que este trabalho resulta da sua experiência."Consigo ver o tema do ensino-aprendizagem da poesia de vários ângulos: primeiro enquanto aluna, depois enquanto professora e agora como formadora de professores".
Nesta tese de mestrado, que para além de fazer uma profunda análise da realidade escolar se revela um estudo extremamente crítico, é ainda possivel encontrar um inquérito realizado a professores do ensino básico acerca das suas escolhas para o ensino da poesia.
Neste sentido, um dos temas debatidos na apresentação da tese, baseou-se nas escolhas dos professores face aos manuais e programas escolares. A razão pela qual o texto poético é deixado para o fim do ano lectivo, acabando muitas vezes por não ser lecionado, foi muito debatida. Segundo Ana Marques, " a principal explicação para esta decisão prende-se com o facto de os professores, sobretudo os mais novos, não se sentirem muito à vontade com este género literário e com as questões que podem surgir por parte dos alunos".
Depois de apresentar alguns exemplos concretos retirados de provas realizadas a alunos, a autora da tese, traçou ainda um panorama actual do ensino nesta área."Sinto alguns sinais de mudança, sinto que os professores que foram recentemente licenciados no ensino do português já estão mais despertos e mais sensibilizados para esta matéria, mas ainda há muito a mudar. Os professores que estão em exercício têm revelado algumas reticências nesta matéria, no ensino da poesia, e como foi dito parece que o ensino deste género literário requer não só alguma sensibilidade mas também maturidade. E daí ue os professores mais velhos também tenham muito a ensinar aos mais novos".
O júri destas provas foi composto por António Sáez Delgado, professor auxiliar da Universidade de Évora, Gabriel Augusto Coelho de Magalhães, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Maria da Graça Guilherme d'Almeida Sardinha, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, tendo este atribuído o resultado final de aprovado com a classificação de Muito Bom.

 

 

 

 


Ana Margarida Faria Soares Marques autora da tese sobre o ensino-aprendizagem da poesia
Ana Margarida Faria Soares Marques autora da tese sobre o ensino-aprendizagem da poesia


Data de publicação: 2007-07-24 00:00:00
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