Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O alto da Torre vai, uma vez mais, ser palco da chegada de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Chegada à Torre confirmada na Volta a Portugal

É a penúltima etapa da 69ª Volta a Portugal em Bicicleta, pelo que poderá ter grande influência na decisão do vencedor final. A Torre volta a ter uma chegada, mas com uma subida pelo lado de Seia e não pela Covilhã, que mais uma vez fica de fora.

> Notícias da Covilhã

Já o tínhamos dito há cerca de três semanas: a Torre poderia figurar de novo nas chegadas da Volta a Portugal em bicicleta, nesta 69ª edição, fazendo-se assim um regresso ao passado, já que nos últimos anos, a Torre apenas tinha sido local de passagem. Pois bem, na passada semana a organização da prova, a PAD/João Lagos Sport, apresentou a prova e confirmou o que o NC já adiantara. Ou seja, o regresso da Torre às chegadas da Volta, embora com uma subida que não é a mais típica e difícil, pela Covilhã, que mais uma vez fica de fora da principal prova velocipédica nacional. Na penúltima etapa, os corredores irão chegar ao ponto mais alto de Portugal Continental, mas subindo pelo lado de Seia, numa tirada que poderá decidir o vencedor final da prova, já que depois deste duro teste faltará apenas o contra-relógio do último dia para a consagração final.
A 69ª Volta a Portugal de bicicleta vai levar 162 corredores de 18 equipas a percorrerem mil e 600 quilómetros, entre 4 e 15 de Agosto. A organização diz que este é “ o melhor percurso", e as equipas falam da dureza da prova.
Para Joaquim Gomes, director e vencedor da "velha senhora de 80 anos" em 1989 e em 1993 - a primeira corrida aconteceu em 1927 -, trata-se do melhor percurso desde que a organização pertence à PAD/João Lagos Sports, o que sucede pelo quinto ano consecutivo, com um orçamento global de cerca de cinco milhões de euros.
"Tem muito para oferecer. Tenho as maiores expectativas para uma etapa que se pode tornar mítica, os últimos sete quilómetros da etapa mais longa, entre a Guarda e Santo Tirso, no Monte da Senhora da Assunção", disse na cerimónia de apresentação, no Museu da Electricidade, em Lisboa. Gomes sublinha as estreias de Vila Viçosa e Oliveira do Bairro, respectivamente as partidas das segunda e nona tiradas, além do regresso da chegada à Torre, na Serra da Estrela, na nona e penúltima etapa, a anteceder o contra-relógio decisivo, em Viseu. O director da prova anuncia ainda a abertura à participação dos cicloturistas amadores, no dia de descanso dos profissionais, 10 de Agosto, com a "Etapa da Volta", para maiores de 16 anos e cuja inscrição entre os 10 e 15 euros, na véspera da subida à Senhora da Graça, 61 quilómetros, entre Fafe e o emblemático Monte Farinha.


O alto da Torre vai, uma vez mais, ser palco da chegada de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta
O alto da Torre vai, uma vez mais, ser palco da chegada de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta


Data de publicação: 2007-07-24 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior