Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Covilhã poderá acolher um Museu dos Sons

Museu dos Sons germina na Covilhã

Criar um Museu dos Sons, com uma forte aposta na interactividade, para mostrar as descobertas científicas relacionadas com a audição, é a intenção da Banda da Covilhã, que pretende ter aí também um espaço para dar a conhecer o seu espólio.

> Notícias da Covilhã

A intenção foi avançada pelo director artístico, José Cavaco, que faz parte do grupo de trabalho que está a estudar o assunto. A ideia já foi apresentada à Câmara da Covilhã, a quem é pedido a cedência de um espaço.
Actualmente a o projecto está a ser desenvolvido por elementos de várias áreas. Nomeadamente figuras ligadas à Universidade da Beira Interior, de diversos departamentos, na perspectiva de que possam daí advir contributos científicos.
O que se pretende é usar as várias áreas para ajudar a explicar os sons, enquanto se percorre o espaço com instrumentos musicais, partituras de bandas de todo o País e outros objectos. José Cavaco exemplifica como a Medicina pode explicar como ouvimos, a Física como é feito um som e a Psicologia demonstrar como são as reacções das pessoas ao escutar as coisas.
A Banda da Covilhã espera ter o projecto e a documentação prontos para no início de 2008 dar início ao processo de candidatura a verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional. Quanto a previsões para a concretização, José Cavaco adianta que se pode tratar de um projecto que pode levar cinco a dez anos a pôr em pé.
A gestão do museu, que se pretende que seja uma referência a nível europeu e traga gente à Covilhã, não está definida. Há dúvidas se uma estrutura como a Banda da Covilhã, onde as direcções vão mudando, tem capacidade para manter o espaço. Por isso a constituição de uma fundação é uma possibilidade em cima da mesa, tal como a procura de mecenas.


A Covilhã poderá acolher um Museu dos Sons
A Covilhã poderá acolher um Museu dos Sons


Data de publicação: 2007-07-24 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior