Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Movimento Cidadania Covilhã apresentou as conclusões do primeiro debate

Cidadãos querem “nova” Covilhã

Já são conhecidas as conclusões do debate promovido pelo Movimento Cidadania Covilhã (MCC) sobre o centro histórico da “cidade neve”. Reformular toda a zona do Pelourinho e criar espaços verdes são algumas das acções que deveriam ser tomadas.

> Eduardo Alves

Foi no auditório do Teatro das Beiras, na Rua da Trapa que o Movimento Cidadania Covilhã (MCC) apresentou as suas futuras iniciativas e fez também um balanço do primeiro debate promovido sobre o centro histórico da cidade.
Esta primeira acção, que teve lugar no passado dia 29 de Julho contou, segundo o MCC, com a participação de cerca de 80 pessoas. Vinte destas chegaram mesmo a dar várias opiniões sobre o que está mal na zona mais antiga da Covilhã e o que deveria ser feito para contrariar o actual cenário de casas abandonadas e degradadas, comércio fechado e fuga de habitantes para as zonas periféricas. O Movimento Cidadania “recolheu as opiniões de comerciantes, hoteleiros, residentes, estudantes, arquitectos e membros de instituições associativas e da autarquia e elaborou algumas conclusões que vão agora ser entregues “a diversos organismos. José Ricardo Carvalheiro, um dos membros do MCC adianta que estas conclusões “serão levadas ao conhecimento da autarquia, da associação comercial, de diversas instituições que podem ajudar a transformar a cidade”.
E a transformação do centro da Covilhã, na óptica do MCC passa por três pontos fundamentais. Francisco Paiva, também membro deste movimento, explica que “a habitação, os serviços e o espaço público são áreas fundamentais que têm de sofrer algumas intervenções”. Isto porque, “o que actualmente se verifica na Covilhã, relativamente ao centro histórico poderia ter sido, em certa medida, prevenido ou antecipado”, explica José Ricardo Carvalheiro. O mesmo garante que “neste momento, a solução só surgirá se houve uma conjuntura de medidas em várias áreas”.
O Movimento Covilhã dá como exemplo o Pelourinho, “a zona central da cidade, onde não existem espaços verdes, locais de confluência das pessoas e capacidade de atracção dos cidadãos para aquela zona”. Arrumar a praça de uma outra forma, criar locais de lazer e condicionar o trânsito são algumas das soluções “que podem fazer parte do debate sobre o tema”. Isto porque, segundo o movimento, as acções de contacto com a população e “em prol da Covilhã” não vão ficar por aqui.
O Movimento Cidadãos Covilhã tem já em agenda algumas actividades futuras que passam pelas caminhadas, pela promoção de mais debates sobre a cidade e pela criação de grupos de trabalho de diversas áreas como cultura, ambiente e outras que podem depois intervir em assuntos mais específicos.


O Movimento Cidadania Covilhã apresentou as conclusões do primeiro debate
O Movimento Cidadania Covilhã apresentou as conclusões do primeiro debate


Data de publicação: 2007-07-24 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior