Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Ferramentas e métodos da gestão da qualidade esquecidos nas empresas certificadas

A ausência de preocupações com a certificação das empresas é uma das causas do atraso competitivo que lhes está associado. Essa é uma das conclusões que João Gonçalves, agora mestrado em Gestão, retira do estudo que realizou.

> Igor Costa

Professor de Matemática numa escola de Mação, João Gonçalves acredita que poderá aplicar na sala de aula muito daquilo que aprendeu com a sua dissertação. Um dos exemplos passa por incutir nos alunos o gosto pela matemática enquanto ciência de métodos e procedimentos coerentes e estruturados. Quanto à gestão de empresas, ramo da tese de mestrado, "A Aplicação das Ferramentas e Métodos da Gestão da Qualidade nas Empresas Certificadas" está aquém daquilo que seria desejável.
Sete Ferramentas Básicas, Sete Novas Ferramentas, Desdobramento da Função Qualidade, Controlo Estatístico do Processo e Outras Ferramentas da Qualidade são os grupos em que João Gonçalves enquadrou as 25 ferramentas e métodos da qualidade. Foram cerca de 200 empresas, certificadas por diferentes organismos em Portugal, e onde se procurou "ver se essas empresas estão ou não a aplicar essas mesmas metodologias".
"As empresas certificadas conhecem os conceitos de qualidade mas, na prática, poucas os aplicam verdadeiramente", conclui o agora mestre. Este factor resulta na falta de produtividade, competitividade, motivação, formação e liderança no seio das empresas portuguesas. O cenário é ligeiramente melhor nas empresas que já se internacionalizaram, mas os líderes das demais "têm de ser mais empreendedores e incutir na empresa os valores e objectivos que se querem incutir", defende João Gonçalves. O professor acredita que, em muitos casos, há uma implementação dessas medidas, mas falha a comunicação com os funcionários, que "assim sentem dificuldades em ultrapassar algumas barreiras".
O trabalho, de que foi arguente José Fernando Gomes Requeijo, da Universidade Nova de Lisboa, foi aprovado por unanimidade, com a classificação de "Muito Bom".

 






Data de publicação: 2007-07-24 18:34:06
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior