Voltar à Página da edicao n. 391 de 2007-07-31
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os primeiros alunos que chegaram à Universidade da Beira Interior

Alunos ERASMUS aprendem português no verão

Trinta e nove alunos estrangeiros vão aprender português na UBI. Durante o mês de Agosto decorre no estabelecimento de ensino da Beira Interior, o Curso Intensivo de Língua Portuguesa Erasmus.

> Ricardo Morais

Aprender português é o objectivo dos 39 alunos estrangeiros que durante o mês de Agosto vão frequentar o Curso Intensivo de Língua Portuguesa.  
Oriundos dos mais diversos paises da europa, Polónia, Eslováquia, Hungria, República Checa, Turquia, Itália, França, Espanha, Reino Unido e Alemanha, os estudantes esperam desta forma ficar melhor preparados para no futuro ingressarem nas Universidades portuguesas.
Segundo Sofia Correia Lemos, do Gabinete de Programas e Relações Internacionais,"este curso intensivo de preparação linguistica erasmus é um curso que se destina a preparar os alunos que vêm estudar para a Universidade da Beira Interior ou para outras universidades portuguesas. É um curso que pretende fornecer as ferramentas básicas para que eles se sintam mais à vontade nas tarefas do quotidiano". A responsável do gabinete confessou ainda que "cada vez temos tido mais alunos e mais candidaturas de estudantes. Este curso tem sido implementado na universidade e temos verificado que muitas vezes não necessitamos de fazer publicidade ao curso, divulgar pelas universidades, uma vez que são os próprios alunos que estiveram cá em anos anteriores que chegam às universidade e divulgam eles próprios".
O curso começa no dia 1 de Agosto e prolonga-se até ao fim do mês, num total de 100 horas. Dividido entre uma componente mais teórica e actividades mais práticas, os alunos terão aulas na parte da manhã reservando as tardes para as outras actividades. João André, o guia do grupo, desvendou algumas das actividades que os alunos iram realizar dentro e fora da cidade. "Workshops, acampamentos, piscina, karting, bowling e muitas outras actividades". Nesta componente mais prática insere-se ainda a oportunidade dos alunos visitarem locais de interesse cultural da região, nomedamente algumas aldeias históricas como Almeida, Monsato entre outras.
Entre os estudantes que já se encontram na UBI, encontrámos Ivan. O estudante que vem do país vizinho tem objectivos muito claros nesta sua passagem por Portugal. "Vim para Portugal com o objectivo de poder finalizar a minha carreira na área da engenharia química e aprender tudo o que poder de Português". De uma forma geral Todos os elementos do grupo semostrarambem dispostos e com vontade de aprender a língua portuguesa. 
O curso termina no dia 31 de Agosto e num jantar de encerramento serão entregues os certificados de aproveitamento e participação.


Os primeiros alunos que chegaram à Universidade da Beira Interior
Os primeiros alunos que chegaram à Universidade da Beira Interior


Data de publicação: 2007-07-31 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior