Voltar à Página da edicao n. 400 de 2007-10-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A peça sobe ao palco no próximo dia 5

Molière na Covilhã

A comédia biográfica “Molière” de Carlo Goldoni apresenta-se no Teatro das Beiras a 5 de Outubro estando em cena até 21 de Outubro. Uma peça que tem lugar no auditoria desta companhia pelas 21.30 horas.

> Eduardo Alves

“Moliére” de Carlo Goldoni é a representação que se segue no GICC e pretende ser uma comédia biográfica sobre o famoso escritor de peças de teatro, encenador e também actor. Esta peça que sobe agora ao palco do auditório do Teatro das Beiras conta com a encenação de Gil Salgueiro Nave e assume-se como uma mistura de temas do Tartufo com os amores de Molière e Bejart, sendo uma homenagem a um dos seus mestres declarados, para além de um ataque a hipócritas e maldizentes, de que tanto sofria o próprio Goldoni.
Carlo Goldoni, veneziano, nasceu há 300 anos (1707) e operou no seu tempo uma profunda reforma do teatro, contribuindo definitivamente para o estabelecimento de regras e conceitos que viriam a abrir as portas do teatro moderno.
“Quando no ano 2000 apresentamos de Goldoni, Uma das últimas tardes de Carnaval”, diz Gil Salgueiro Nave, “sentimos essa secreta e mágica impressão de que a nossa despedida era breve, que mais tarde ou mais cedo teríamos de marcar novo encontro, e aí está”. Após a estreia no Acto Seguinte – Festival de Teatro da Guarda, o espectáculo desloca-se a Idanha-a-Nova, a 4 de Outubro no Centro Cultural Raiano, para viajar até à Covilhã, no dia 5.
Uma produção que conta com encenação de Gil Salgueiro Nave, cenários e figurinos a cargo de Luís Mouro, tradução de Luís Nogueira, interpretação de António Saraiva, Fernando Landeira, Luís Manhita, Paulo Miranda, Rafael Freire, Sara Silva, Sónia Botelho e Teresa Baguinho, desenho de luz de Tasso Adamopoulos e sonoplastia de Francisco Leal.


A peça sobe ao palco no próximo dia 5
A peça sobe ao palco no próximo dia 5


Data de publicação: 2007-10-02 00:30:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior