Voltar à Página da edicao n. 406 de 2007-11-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

“The Constant Gardener”

> Joana Barata

Finalmente tive a oportunidade de ver pela primeira vez o filme “O Fiel Jardineiro”, graças ao bom gosto com que a estação televisiva RTP nos tem vindo a habituar.
Não podia ter ficado mais surprendida e até mesmo rendida a este filme, sendo mais um a acrescentar aos meus preferidos. Para quem ainda não teve a oportunidada de ver esta fantástica obra cinematográfica, deixo uma breve apresentação de toda a trama.
O fio condutor e a base de todo o filme é a história de amor entre Justin Qualye e Tessa. Justin, brilhantemente interpretado por Ralph Fiennes, é um oficial diplomático, muito recatado e com um gosto especial por plantas. Apaixona-se por Tessa, (Rachel Weisz), uma exeburante e acérrima activista dos direitos humanos. Ao casarem-se, Justin é destacado para uma missão no Quénia e o casal instala-se em Nairobi, na grande capital daquele país.
Mas a vida de Justin muda drasticamente após Tessa ter sido encontrada morta juntamente com um amigo médico. No início tudo indica tratar-se de um crime passoional. Mas Justin, não conformado com a morte da mulher, decide sozinho investigar o porquê da morte de Tessa. Atormentado, Justin será levado numa alucinante viagem, repetindo os passos da sua falecida a mulher. À medida que vai avançando nas suas investigações, descobre que a mulher, antes de ter sido assassinada, fez um relatório do qual constavam informações sobre uma sigilosa conspiração internacional, envolvendo governos e multinacionais do sector farmacêutico. Justin descobre rapidamente que algo de grave se passa. Estão a ser realizados testes de medicamentos em seres humanos. A investigação decorre sob o pretexto de ajudar a prevenir a disseminação da SIDA, e os medicamentos, distribuídos gratuitamente, seriam para o seu tratamento. A verdade é que uma grande empresa testava um novo medicamento contra a tuberculose, ocultando, através da manipulação dos testes, os seus severos efeitos colaterais. Ao longo desta caminhada Justin encontra um continente que desconhecia por completo, levando o espectador como companheiro nesta viagem.
Após planejar como trazer a público a informação sobre todos os envolvidos no caso, Justin prepara-se para enfrentar o seu destino, no mesmo lugar em que Tessa foi assassinada, deixando-nos perplexos pelo final bastante inesperado.
Fernando Meirelles, que também realizou “A Cidade de Deus”, deixa novamente o registo de uma visão humanista, simples, crua e verdadeira destes e de tantos outros problemas sociais.
O seu estilo narrativo “fragmentado” pelas diversas elipses e flashbacks, leva Justin a reconstruir o percurso feito pela mulher. “The Constant Gardener” é uma mistura entre vários genéros, aliando o drama afectivo ao thriller, e abordando questões sociais tão importantes como contemporâneas. À semelhança do seu trabalho em “A Cidade de Deus”, Meirelles adopta a mesma postura imparcial, dando-nos conta da realidade desumana e corrupta que ele tão bem sabe explorar e dosear.
O Fiel Jardineiro é um filme genuíno e altamente carregado de sentimento e emoção. Para além dos maravilhosos cenários, e da excelente direcção fotográfica, é uma obra eminentemente actual, que nos faz pensar sobre o mundo em que vivemos.






Data de publicação: 2007-11-06 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior