Voltar à Página da edicao n. 409 de 2007-11-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Um dos mais conhecidos concursos da UBI voltou a bater recordes

“Pontes de Esparguete” alcança novo recorde

O Departamento de Engenharia Electromecânica organizou, pelo sétimo ano consecutivo o concurso de “Pontes de Esparguete”, aberto aos alunos dos Ensinos Superior e Secundário.

> Marta Soares
> Inês Saraiva

A UBI acolheu no passado dia 22 de Novembro, o sétimo concurso das “Pontes de Esparguete”, inserido nas jornadas de Engenharia 2007. A iniciativa teve como principal objectivo «Possibilitar o desenvolvimento do seu projecto, que para muitos deles é o primeiro projecto que desenvolvem» referiu Ana Guerman, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica, uma das organizadoras do evento.
A concurso estiveram duas categorias: a de resistência, em que se procurou construir uma ponte que suportasse a maior carga possível, e a de estética, mais relacionada com a questão arquitectónica.
Filipe Casimiro, de 21 anos, aluno do curso de Engenharia Electromecânica, é o detentor do novo recorde alcançado, com uma carga de 58,8 quilos. A sua ponte era tão resistente que os pesos existentes não foram suficientes para a fazer colapsar. Valeu de tudo para encher o balde, telemóveis, garrafas de água, até que aos 58,8 quilos a ponte de esparguete caiu. «O segredo é a dedicação, são muitas horas de sono perdido. Esta noite dormi apenas três horas, para conseguir ter pronta a ponte», revelou o aluno de Electromecânica. Filipe Casimiro acredita que «este tipo de coisas pode trazer mais gente para as engenharias».
O curso de Engenharia Electromecânica arrecadou os três prémios dados a esta categoria. Depois de Filipe Casimiro, ficaram em segundo lugar, Paulo Enes com uma carga de 51,9quilos, Marco Canário ocupou a terceira posição com 49,5 quilos.
Jessica Guerra, aluna do 7º ano da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, surpreendeu a plateia ao ficar a meio da tabela de classificação, com uma carga de 16,3 quilos. «Gosto de fazer construções, e acho que este é um concurso engraçado», afirmou a aluna.
António Coelho, aluno do 4º ano de Arquitectura, arrecadou pelo segundo ano consecutivo, o prémio de estética. «Tentei melhorar o desenho, e a montagem do esparguete, como já tinha alguma técnica, aperfeiçoei ainda mais. Foi todo um conjunto de factores que resultou neste prémio», explicou o aluno da UBI. O segundo lugar foi atribuído a Fábio Melo, Christother Malheiros ambos de Arquitectura e Ivani Valente, de Design Industrial, e em terceiro lugar ficou Pedro Fael aluno do 1º ano de Marketing.
Ana Guerman, fez um balanço bastante positivo do concurso, «Esta iniciativa contribui muito para o desenvolvimento dos alunos. Não só é interessante participar, como também ver».


Um dos mais conhecidos concursos da UBI voltou a bater recordes
Um dos mais conhecidos concursos da UBI voltou a bater recordes


Data de publicação: 2007-11-27 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior