Voltar à Página da edicao n. 410 de 2007-12-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Capela românica de São Martinho

Noite dedicada a ubianos apela à solidariedade

A tradicional eucaristia 2007/2008 apelou a mais uma época de donativos para os mais carenciados, especialmente lembrados nesta quadra natalícia.

> Vânia Pacheco
> Carla Dias

A capela românica de São Martinho foi o local escolhido para a abertura de mais um ano lectivo. Este encontro tradicional sugerido pelo Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício, decorreu no dia 27 de Novembro às 21 horas. Na celebração da eucarístia esteve o bispo da Guarda juntamente com o padre Luciano Costa, Capelão da Universidade da Beira Interior, o arcipreste José Geraldes e o Padre Rios, membro dos Jesuítas da Covilhã.
A eucaristia celebrada na capela românica de São Martinho foi o acto oficial para o desenvolvimento de outras actividades da capelania da universidade, e contou com a presença de alunos, docentes e funcionários da UBI.
A celebração foi iniciada com o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. A mudança esteve na base do seu discurso que alertou para a importância da Universidade, sendo "o início de uma formação para saber gerir situações futuras, aproveitando as capacidades particulares de cada ser humano". Uma mensagem de reflexão sobre a importância do Homem e das instituições foi deixada pelo representante da Igreja Católica. Neste sentido, "a Universidade concentra e potencializa a capacidade de cada um". Além disso, a UBI "é um exemplo importante de contribuição para o crescimento regional, esperando-se que esta seja um espaço de formação dos jovens para o desenvolvimento de um saber que contribua para a evolução do País", diz D. Manuel Felício.
A eucaristia contou ainda com o testemunho de um jovem timorense que concluiu o seu curso nesta universidade. Chegada a altura de regressar ao seu país natal, após seis anos da sua estada na Covilhã, descreveu o significado desta passagem.
No final do testemunho, o Padre Luciano Costa agradeceu aos presentes e alertou para a essência desta eucaristia como sendo um momento de “Acção de Graças, envio e partilha”. Um alerta para a necessidade de ajudar todos os carenciados, alunos da UBI e seus filhos, nesta época natalícia. São várias as actividades que são propostas pela Pastoral Universitária que visam ajudar os alunos mais carenciados, aceitando-se todo o tipo de contributos, quer em géneros ou dinheiro, pois “caso não seja útil à comunidade universitária, serão entregues a pessoas necessitadas”, refere ainda o Padre Luciano.
Seguiu-se o convívio no bar da Biblioteca Central com alegria e saudação, fazendo jus ao mês de Novembro, à época de São Martinho e à capela em que a eucaristia se celebrou, com as castanhas assadas e a jeropiga que deliciaram e aqueceram os corações dos presentes numa noite fria, habitual da Covilhã.


Capela românica de São Martinho
Capela românica de São Martinho


Data de publicação: 2007-12-04 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior