Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Últimas - Edição: 411 - 2007-12-11

Ps contra encerramento das urgências no Fundão

A comissão política do PS do Fundão manifestou-se segunda-feira, 17 de Dezembro, contra o encerramento das urgências hospitalares e exigiu que o serviço não feche no final de Dezembro por não estarem reunidas condições para um serviço digno à população. O PS do Fundão acusa o presidente da autarquia local, Manuel Frexes (PSD), de ter prestado um mau serviço à população ao ter aceite protocolar o encerramento das urgências que prejudica gravemente o concelho além de nada ter feito para a contrariar, limitando-se a aceitá-la como um dado consumado.
[ 2007-12-17 12:28:40 - Ler mais ]

 

Castelo de Belmonte reforçado

As obras a que o Castelo de Belmonte tem sido sujeito nos últimos meses têm causado curiosidade entre a comunidade local. Parte da muralha foi retirada e há quem pense que a mesma está a ser destruída. O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) está a fazer obras que visam o reforço da muralha pois as pedras de granito de grandes dimensões estavam assentes numa espécie de pasta feita à base de saibro que, com a chuva e erosão dos tempos, deixa de conferir segurança à muralha.
[ 2007-12-17 12:24:55 - Ler mais ]

 

Urgências no Fundão só até à meia noite.

As urgências hospitalares do Fundão vão fechar entre a meia-noite e as 8:00 e passar a chamar-se 'consulta aberta' durante o resto do dia. O anúncio foi feito esta semana pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), João Pedro Pimentel. O Hospital do Fundão passará a contar com uma nova viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que vai chegar ao Fundão entre 22 de Dezembro e 2 de Janeiro.
[ 2007-12-14 19:32:28 - Ler mais ]

 

Projecto "Covilhã Solidária"

Depois do desfile de moda do ano passado, este ano as crianças de oito escolas básicas do concelho vão cantar para ajudar duas instituições que se dedicam a ajudar cidadãos deficientes. O espectáculo vai acontecer no próximo domingo, 16, pelas 15 horas, na ANIL, numa organização do projecto “Covilhã Solidária”. Este ano, as verbas a reunir estão destinadas a duas instituições que se dedicam a ajudar quem precisa, neste caso, o cidadão com deficiência. É o caso futuro núcleo local da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã, que iniciou a sua actividade na antiga esquadra da PSP na passada semana (ver centrais). Em palco vão estar representantes de oito escolas (São Domingos, A Lã e a Neve, Santo António, Penedos Altos, São Silvestre, Rodrigo, Refúgio e Conservatório de Música).
[ 2007-12-14 19:32:26 - Ler mais ]

 

PCP com cara nova

O Centro de Trabalho do PCP recebeu este domingo, dia 9, a visita do presidente do partido Jerónimo de Sousa, para a inauguração das renovadas instalações. Esta renovação acontece num momento em que o “Centro histórico da Covilhã tem vindo a perder protagonismo para a zona baixa” afirmou Aníbal Cabral.
[ 2007-12-14 19:32:24 - Ler mais ]

 

“Covilhã Solidária” em pequenos gestos

No próximo domingo, dia 16 de Dezembro, o pavilhão da ANIL receberá pelas 15 horas, a acção “Covilhã Solidária”. Crianças de oito escolas básicas do concelho vão cantar para apoiar duas instituições que ajudam cidadãos deficientes. O objectivo é angariar 25 mil euros para duas fundações de solidariedade da cidade (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental). O actor Ruy de Carvalho é um dos padrinhos da iniciativa que contará também com a presença do músico Ricardo Azevedo e do pequeno Saúl.
[ 2007-12-14 12:28:40 - Ler mais ]

 

Vandalismo na Guarda

A Associação Comercial da Guarda levou a cabo um estudo que conclui que mais de 45 por cento dos comerciantes da zona histórica já foram alvos de acto de vandalismo. Os comerciantes preocupados com o acontecimentos pedem maior reforço policial, câmaras de vigilância e reclamam também da má iluminação existente no local.
[ 2007-12-14 12:28:18 - Ler mais ]

 

Lista K vence eleições

Já é conhecido o novo presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Luis Fernandes, líder da Lista K ganhou a votação que decorreu ontem por toda a academia.
[ 2007-12-13 10:52:28 - Ler mais ]

 

Casa Morão e Colégio das Freiras são edifícios de Interesse Municipal

A Câmara Municipal da Covilhã decidiu atribuir a classificação de Imóvel de Interesse Municipal à Casa Morão e ao Colégio das Freiras por serem considerados edifícios de riqueza arquitectónica e representativos do período histórico da cidade do século XIX, altura em que foram ambos mandados construídos pelo comendador da Ordem de Cristo e industrial covilhanense José Maria da Silva Campos Melo. Esta classificação obriga ao estabelecimento de uma zona geral de protecção dum perímetro de 50 metros em relação aos edifícios situados na Rua Marquês d’Ávila e Bolama que impede quaisquer obras sem a autorização da administração do património cultural da autarquia.
[ 2007-12-13 10:52:26 - Ler mais ]

 

Câmara Municipal da Covilhã decide divulgar nomes dos pais que devem dinheiro

Os nomes dos encarregados de educação que devem à autarquia o pagamento das refeições do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico vão ser divulgados pela Câmara Municipal da Covilhã. A lista vai ser publicada no primeiro boletim quinzenal que a autarquia distribui com um dos semanários regionais vendidos na cidade e tem a finalidade de pôr termo a incumprimentos que, segundo a autarquia, se arrastam já há 5 anos. Apesar da controvérsia entre os encarregados de educação, Carla Almeida, representante dos encarregados de educação do pré-escolar no agrupamento Pêro da Covilhã, mostrou compreender a medida.
[ 2007-12-13 10:52:22 - Ler mais ]

 

Covilhã inaugura mural das freguesias

A Câmara da Covilhã vai inaugurar, no próximo sábado, 15 de Dezembro, o Mural das Freguesias, junto ao Rossio do Rato, na Covilhã. Uma cerimónia que decorre cerca das 12 horas e que vai reunir vários presidentes das freguesias do concelho covilhanense.
[ 2007-12-11 10:28:53 - Ler mais ]

 

Urgências do Fundão mudam de nome

A partir do dia 2 de Janeiro as urgências hospitalares do Fundão vão encerrar entre a meia-noite e as 8 horas, passando a chamar-se 'consulta aberta. Entre 22 de Dezembro e 2 de Janeiro, esta unidade hospitalar contará com uma nova viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Assim, o Hospital da Covilhã, passará a ser o destino obrigatório dos doentes durante a noite.
[ 2007-12-11 00:00:01 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior