Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Muitas são as tradições de Natal em Portugal

Natal de lés-a-lés

O pequeno País em termos geográficos transforma-se num grande território cultural, em muitos aspectos. Portugal é, por esta altura, o exemplo de como o Natal é celebrado de diversas formas nas diferentes regiões. O Urbi mostra-lhe esta semana o Natal português.

> Eduardo Alves

O ponto mais alto de Portugal Continental já está coberto de neve. O alto da Serra da Estrela assume-se nesta época do ano, como local privilegiado de atracção turística. Chamariz que traz à região um grande número de pessoas.
Nesta região serrana, o nascimento de Jesus celebra-se também de maneira muito própria, ligada à região. Grande parte das aldeias e vilas da Beira Interior têm por hábito aquecer a noite da consoada com uma grande fogueira localizada na frontaria das igrejas e capelas das diferentes localidades. Manda a tradição que sejam os rapazes, que nesse ano estejam destacados para o serviços militar, tragam grandes quantidades de lenha para os adros das igrejas. Lenha essa que dará origem ao “madeiro”.
Na noite da consoada, pouco antes da “Missa do Galo”, celebração que tem lugar à meia-noite, o “madeiro” é posto a arder. Já depois da celebração litúrgica, os habitantes reúnem-se em volta da fogueira para desejar as boas festas e confraternizarem.
Por muitas aldeias e vilas da região, é nesta altura que se consomem, entre os convivas, o vinho “abafado”, uma bebida doce e quente, as filhós e também algumas carnes, assadas nas brasas do “madeiro”.
E já que por esta altura de reunião familiar, as tradições gastronómicas também se fazem sentir, nas Beiras, o bacalhau com as batatas cozidas tem fortes rivais. Este peixe, presença quase garantida em todas as mesas portuguesas, encontra na Beira Interior o cabrito assado no forno a lenha e o peru, também no forno, os seus principais rivais.
As mesas da região têm também por hábito ser suporte de um cabrito assado que tem como acompanhamento os produtos agrícolas da região. Batata, couve, cenoura, nabo e um vasto leque de legumes compõem os pratos.
O peru é também o preferido de muitas famílias da região. Assado no forno e acompanhado com batata, assume-se como o prato principal da noite da consoada. Uma noite onde o vinhos tintos das Beiras, encorpados e espirituosos fazem também parte da ementa.
Mas para além da região da Beira Interior e das suas tradições natalícias, em Portugal existem muitas outras. O Urbi mostra-lhe as mais importantes e percorre o País no Natal através de diversas localidades, de Norte a Sul de Portugal:

 

Distrito de Aveiro: Aldeia Milenar das Luzes

Distrito de Beja: Almodôvar muda de tradições

Distrito de Bragança: o Natal mascarado

Distrito de Castelo Branco: Tortosendo, a vila onde as tradições se mantêm

Distrito de Castelo Branco: Belmonte mantém tradições de Natal

Distrito de Faro: Cantar as Janeiras

Distrito da Guarda: Prados recebe com tradição a chegada do Menino

Distrito de Lisboa: Um Natal menos cintilante em Odivelas

Distrito do Porto: Jazz do Pai Natal" em Matosinhos

Distrito do Porto: Natal em família na Invicta

Distrito de Santarém: Habitantes de Monsanto juntam-se na véspera de Natal

Distrito de Vila Real: Chaves, cidade de costumes e tradições

Distrito de Viseu: Minha Terra Natal

Distrito de Viseu: Natal em Torredeita, a alegria do reencontro

 

Natal na ilha da Madeira


Espanha: Nochebuena

Brasil: Não é só o Pai Natal que oferece


Muitas são as tradições de Natal em Portugal
Muitas são as tradições de Natal em Portugal


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior