Voltar à Página da edicao n. 418 de 2008-01-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Nuno Garcia recebeu, na Coreia, o prémio de melhor apresentação científica no ICOIN 2008

Investigadores da UBI distinguidos na Coreia

Um trabalho realizado no âmbito de uma tese de doutoramento por um aluno da UBI foi considerado como a melhor apresentação científica na International Conference on Networking 2008, que este ano decorreu na Coreia.

> Eduardo Alves

Os investigadores do Departamento de Informática da UBI Nuno Garcia, Mário Freire e Paulo Monteiro da Universidade de Aveiro ganharam o prémio de melhor comunicação da ICOIN 2008 (International Conference on Networking 2008) que decorreu em Busan, na Coreia, entre os dias 23 e 25 Janeiro deste ano, com o tema The Ethernet frame payload size and its effect on IPv4 and IPv6 traffic”.
Segundo Nuno Garcia, bolseiro de doutoramento da Nokia Siemens Networks, em Lisboa, “este é um trabalho de investigação que gira em torno da limitação de tamanho das tramas Ethernet no tráfego IPv4 e IPv6”. Linguagem técnica que diz respeito “à tecnologia Ethernet, a qual está praticamente presente em todas as ligações locais.
Estas ‘tramas’ apresentam ao utilizador “um tamanho mais pequeno no que respeita à troca de informações ou pacotes de informações, entre máquinas; do que o seu verdadeiro potencial”. Daí que “o tráfego seja logo reduzido, sem que o utilizador execute qualquer tipo de comando nesse sentido”, acrescenta ainda o investigador. Nuno Garcia, que esteve na Coreia para a apresentação do trabalho, adianta ainda que “quando ligamos a nossa máquina à Internet os nossos dados viajam em pacotes IP, contudo, o seu “tamanho” ou “peso” é logo reduzido, perante as nossas redes Ethernet uma vez que estas impõem 'tramas' pequenas".
O grande contratempo deste facto “é quando estes pacotes entram em auto-estradas da Internet continuam a viajar da mesma forma já que estão limitados desde a sua origem”. O estudo agora apresenta pretende mostrar que “se não houvesse limitação, o número de pacotes transmitidos seria, talvez, metade dos actuais”. Um facto que iria contribuir para uma maior rapidez e qualidade na rede de Internet.
O trabalho foi apresentado no ICOIN 2008 onde participaram “90 apresentações de todo o mundo”. Nuno Garcia sabia “do peso muito significativo deste trabalho”, mas ficou bastante surpreendido “ao chegar à Coreia e ser informado que tinha o melhor paper”. Nuno Garcia é aluno de doutoramento na UBI e está actualmente a trabalhar na sua tese nas instalações da Nokia Siemens, em Lisboa. Local que “faz parte de uma grande rede europeia que visa a medição do tráfego na Internet”. A tese intitulada “Algoritmos e arquitecturas para redes ópticas de comutação de agregados de pacotes IPv4 e IPv6” será defendida, dentro de alguns meses, na UBI, por Nuno Garcia.

> przemek . lenkiewicz @ gmail . com em 2008-01-31 18:54:19
Way to go, Nuno! :-) Parabens!


Nuno Garcia recebeu, na Coreia, o prémio de melhor apresentação científica no ICOIN 2008
Nuno Garcia recebeu, na Coreia, o prémio de melhor apresentação científica no ICOIN 2008


Data de publicação: 2008-01-29 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior