Voltar à Página da edicao n. 422 de 2008-02-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Saber na Web

> João Canavilhas

Foi lançada esta semana a LusoSofia, Biblioteca On-Line de Filosofia. O projecto é mais um passo importante no sentido da afirmar o curso de Filosofia da UBI no panorama nacional e internacional.

Neste campo, a referência é o sucesso da BOCC, Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação. Com cerca de 80 mil visitas mensais e três mirrors - Universidade Fernando Pessoa, UNISINOS (Brasil) e URJC (Espanha) - a BOCC é a maior biblioteca on-line do mundo na área das Ciências da Comunicação, com mais de 2 mil documentos.

O sucesso da BOCC levou ao lançamento da Livros Labcom, uma editora on-line. Embora alguns autores ainda se mostrem renitentes em relação à publicação on-line, os números são esmagadores. No campo da edição, os Livros Labcom custam quase zero: não há despesas com a impressão nem com o armazenamento, sendo a paginação o único custo.

A distribuição, o calcanhar de Aquiles das edições em papel, é a grande arma do on-line. Para além de não ter custos, a distribuição é imediata à escala global, permitindo às publicações on-line ganharem uma dimensão inimaginável. Quantos livros científicos vendem 5 mil exemplares em Portugal? Provavelmente, nenhum. Quantos vendem mil? Poucos. Pois bem, nenhum Livro Labcom registou menos de mil downloads e alguns chegaram já aos 20 mil. E o que dizer da distribuição geográfica? Em lugar do pequeno mercado português, os livros chegam a todo mundo, destacando-se, naturalmente, o Brasil, país onde o Departamento de Comunicação e Artes, e consequentemente a UBI, goza de grande prestígio.

Quando a expressão “google me” continua a ganhar terreno ao tradicional cartão pessoal, faz todo o sentido divulgar o trabalho científico na Web para que ferramentas como o Google Scholar o indexem. O meio universitário continua muito ligado às publicações de referência e aos livros em papel, mas a aposta na distribuição gratuita do saber e do conhecimento através da Internet é uma boa alternativa para a divulgação e afirmação das instituições de Ensino Superior.


Data de publicação: 2008-02-26 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior