Voltar à Página da edicao n. 425 de 2008-03-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
São muitas as actividades que decorrem durante as férias no museu da UBI

As férias regressam ao museu

Durante as próximas duas semanas, a Universidade da Beira Interior e o Museu de Lanifícios são palco de uma iniciativa pioneira na região. Várias actividades lúdicas estão preparadas para todas as crianças que queiram ocupar o seu tempo de férias nestas duas estruturas.

> Eduardo Alves

Várias dezenas de folhas coloridas com um enorme leque de tonalidades foram as paredes da sala 1.03 da UBI. Um espaço localizado no centro do pólo principal da instituição que depressa salta à vista em relação às restantes salas de aula.
Esta nova decoração é o resultado de um primeiro dia de trabalho do grupo de 16 crianças que integram a segunda edição de “Férias no Museu”. A iniciativa que surgiu através de Elisa Pinheiro, directora desta estrutura museológica, nas férias do Natal, repete-se agora durante as duas semanas de férias da Páscoa.
Inês Sequeira e Ana Tomás, licenciadas em Educação de Infância são as responsáveis pelo grupo de pequenos artistas que trocaram “umas férias passadas em casa, por uma oportunidade de estar com crianças das mesmas idades e descobrir novos locais dentro da UBI e do Museu”, começa por explicar Inês. Durante as férias do Natal, no passado mês de Dezembro, “tivemos um pequeno grupo de crianças que participaram na iniciativa que serviu de experiência”. Nessa altura “conseguimos que tivessem uma experiência diferente daquela que têm nas férias escolares”. Ao descobrirem que “a ideia tinha pernas para andar, decidiu-se para repetição deste evento, durante a Páscoa”.
Durante todo o dia, as crianças que participam nesta actividade, de forma gratuita, têm a oportunidade de “integrar vários workshop’s”. Desde a culinária aos trabalhos artesanais, passando pela expressão plástica e pela expressão dramática e terminando nos jogos e contos “existem muitas coisas para fazer”.
“Os miúdos adoram descobrir coisas novas, estar em contacto com estes objectos e integrar o grupo de crianças que tomam partido na actividade”, sublinha Ana Tomás. Desta vez, “temos mais crianças e também algumas novidades”. Durante os dias de férias, entre as 9 e as 18 horas, “quem vir até ao museu pode ter visitas guiadas de forma especial, sentindo os tecidos e escutando as histórias que estão por detrás de cada peça”, acrescenta esta responsável. Uma forma “de levar as crianças a ganharem um maior interesse por estas coisas, mas também a aprenderem pela experiência”. Inês Sequeira complementa as palavras da colega e acrescenta também “que este tipo de actividades, coloca as crianças mais perto de novos conhecimentos e novas formas de aprenderem”. Até porque “mostram muito mais interesse pelas coisas, quando verificam que podem mexer nelas e ter algum contacto”.
As “Férias no Museu” decorrem até dia 28 e todos os interessados podem participar nos jogos, actividades e iniciativas que têm lugar nas instalações do museu devendo para tal fazer a sua inscrição através dos e-mails: de Ana Tomás, acalbtomas@hotmail.com e Inês Sequeira, ines.sequeira@hotmail.com, ou através dos telemóveis 96 8285349 e 962688997. As inscrições estão abertas a crianças entre os três e os 12 anos e a iniciativa irá decorrer entre 17 e 21 e 25 e 28 de Março, das 9 às 18 horas.


São muitas as actividades que decorrem durante as férias no museu da UBI
São muitas as actividades que decorrem durante as férias no museu da UBI


Data de publicação: 2008-03-18 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior