Voltar à Página da edicao n. 429 de 2008-04-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Um conjunto de habitações de idosos vão ser alvo de obras de melhoria

Melhor casa para seis idosos

Seis idosos do distrito da Guarda viram melhoradas as condições de habitabilidade das suas casas, ao abrigo de um programa de solidariedade social para evitar o recurso aos lares, disse à Lusa fonte da Segurança Social.

> Notícias da Covilhã

Segundo Pires Veiga, director do serviço de Segurança Social da Guarda, o Programa de Conforto Habitacional para Idosos (PCHI) contempla intervenções em 289 residências dos 14 concelhos do distrito, num investimento superior a um milhão de euros. O PCHI foi lançado no distrito em Julho de 2007 e, após um processo de levantamento nos 14 concelhos, as primeiras intervenções iniciaram-se em 2008, com melhorias em quatro habitações do município de Seia e duas em Celorico da Beira.
"Até Fevereiro não se concretizou quase nada", afirma o responsável, dando conta que a par das questões processuais também houve necessidade de adaptar o programa às dificuldades que surgiram no terreno em relação à titularidade das habitações, situação já superada. Ultrapassados os problemas, considera que neste momento "estamos na fase madura do processo", indicando que para além das seis intervenções já efectuadas, estão duas em curso naqueles dois municípios. "Não estamos atrasados. As candidaturas estão identificadas e aprovadas. A sua execução é extremamente rápida, são obras que demoram uma semana a ser feitas", diz, garantindo que até Julho deste ano estarão realizadas as intervenções abrangidas pelo projecto-piloto. Segundo a fonte, em todo o distrito foram apresentados, até Fevereiro, 408 requerimentos e 233 foram considerados processos de intervenção que reúnem "critérios de elegibilidade". E explica que as intervenções são realizadas pelas Câmara Municipais e que no âmbito do programa o Ministério da Solidariedade Social suporta os encargos com os materiais, no máximo de sete mil euros por unidade. No contexto distrital destaca o exemplo da autarquia de Seia, que já inaugurou duas intervenções. E diz que este concelho foi o primeiro a avançar com a execução de obras no terreno, tendo iniciado o programa com a construção de "uma casa de banho que foi feita num terreno anexo de uma casa" e com a adaptação dos portados de uma residência "para uma senhora que ficou sem mobilidade". "Foi a Câmara que avançou mais cedo e, seguramente, é a Câmara que mais cedo concluirá todas as obras que estão aprovadas", num total de 34, observa o responsável pela Segurança Social na Guarda.
O PCHI, em fase de experiência-piloto nos distritos de Guarda, Bragança e Beja, visa prevenir a dependência e o internamento de idosos em lares. Em parceria com as autarquias, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social financia a realização de pequenas obras de qualificação das habitações de idosos que estão abrangidos pelo apoio domiciliário. O concelho da Guarda é o que regista maior número de projectos (52), seguindo-se Seia (34), Fornos de Algodres (30) Celorico da Beira (23), Gouveia (22) e Trancoso (21).


Um conjunto de habitações de idosos vão ser alvo de obras de melhoria
Um conjunto de habitações de idosos vão ser alvo de obras de melhoria


Data de publicação: 2008-04-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior