Voltar à Página da edicao n. 429 de 2008-04-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O novo tecido está a ser estudado na UBI

UBI cria vestuário para Rastreio Pré-Natal

Um grupo de investigadores da Universidade da Beira Interior está a desenvolver Vestuário Inteligente com Aplicação na Saúde e no Desporto, designado por Smart-Clothing.

> Urbi

O público-alvo deste projecto é, em Obstetrícia, o Rastreio Fetal em grávidas e, na Actividade Desportiva, a Reabilitação Músculo-esquelética e a Análise Biomecânica do Movimento.
O projecto Smart-Clothing resulta de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior, o Centro Hospitalar da Cova da Beira e da Integration Associates, Inc., “que pretende dinamizar a economia regional nas áreas do conhecimento e da inovação tecnológica, utilizando materiais para vestuário inteligente e sistemas de comunicação avançados embebidos” como salienta Sérgio Lebres, Professor da UBI e coordenador do projecto.
Tendo como objectivo específico abranger nichos de mercado dirigidos para as áreas da saúde e do desporto, o projecto ambiciona a criação de conhecimento e a sua transferência para as empresas relativamente às características, propriedades e tecnologias de transformação de materiais têxteis inovadores, com elevado potencial de competitividade, associados a redes de sensores sem fios hierárquicas.
Na região Centro, a tele-medicina é uma das áreas chave de I&D cujo desenvolvimento será essencial para a fixação de empresas de base tecnológica que possibilitarão a fixação de quadros superiores, incluindo investigadores doutorados.
A existência de unidades de I&D, tanto na área da saúde como também nas áreas de microelectrónica, de instrumentação, de materiais, nomeadamente têxteis, de redes de comunicação e computadores, e as sinergias entre estas unidades de excelência, contribuirão para a fixação de nichos de empresas na área da saúde que, num futuro próximo, necessitarão de ter um conjunto de outros parceiros com quem possam estabelecer uma colaboração intensa.


O novo tecido está a ser estudado na UBI
O novo tecido está a ser estudado na UBI


Data de publicação: 2008-04-15 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior