Voltar à Página da edicao n. 429 de 2008-04-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Paulo Almeida acompanhado dos membros do júri das provas

Corantes funcionais “brilham” em provas de agregação

Paulo Almeida, Presidente do Departamento de Química da Universidade da Beira Interior prestou as suas provas de agregação. De entre os dois dias de actividade, destaque para a lição sobre “Cianinas, Corantes Funcionais” apresentada na instituição.

> Eduardo Alves

“Cianinas, Corantes Funcionais” foi o tema principal da lição apresentada pelo docente do Departamento de Química da UBI, Paulo Almeida, nas suas provas de agregação. Esta temática “enquadra-se no programa da disciplina de Química Orgânica, do primeiro ciclo da licenciatura em Bioquímica da Universidade da Beira Interior”, começa por explicar o docente. Uma matéria abordada no capítulo dedicado aos “casos práticos, mais concretamente, como exemplo do interesse de aplicação dos compostos aromáticos e heteroaromáticos”. Paulo Almeida sublinha também que este tema “pode igualmente ser ministrado numa aula magistral participativa, na mesma unidade curricular, para a licenciatura em Química Industrial ou para o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas”, ambos leccionados na UBI.
O objectivo geral desta lição passa por “exemplificar o interesse e a aplicação de uma classe de corantes heteroaromáticos, as cianinas. Estas, embora sejam um exemplo de uma classe de corantes facilmente obtido em todas as cores visíveis e mesmo invisíveis, desde a região do espectro electromagnético do ultravioleta ao infravermelho, não é da cor, mas sim das chamadas aplicações funcionais, que derivam todo o seu interesse”, adianta o docente.
Nesta linha de investigação e neste campo científico “são especialmente focados exemplos de aplicações com interesse directo para os bioquímicos, nomeadamente como sensibilizadores para terapia fotodinâmica, como ligandos em cromatografia de afinidade, como indicadores de pH e como marcadores e reveladores de absorção e fluorescência de compostos biológicos”. Paulo Almeida destaca ainda “o uso clássico como sensibilizadores fotográficos”. Dentro da investigação das cianinas são também abordados “aspectos relacionados com os vários métodos de preparação desta classe de corantes, que embora tenham uma variedade estrutural tão alargada, são relativamente simples à luz dos conhecimentos adquiridos no âmbito da unidade curricular de Química Orgânica”, reforça. Paulo Almeida lembra que “algumas das aplicações que foram focadas acabam por ser complementadas com exemplos ilustrativos da investigação que decorre na Universidade da Beira Interior dentro do seu grupo de investigação”.
O júri destas provas foi composto por Ana Maria Félix Trindade Lobo, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Artur Manuel Soares da Silva, professor catedrático da Universidade de Aveiro, Maria Helena Mendes Gil, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Ana Maria Ferreira Oliveira Campos, professora catedrática da universidade do Minho, João António Sampaio Rodrigues Queiroz, professor catedrático da Universidade da Beira Interior e Maria Isabel de Almeida Ferra, professora catedrática da Universidade da Beira Interior.


Paulo Almeida acompanhado dos membros do júri das provas
Paulo Almeida acompanhado dos membros do júri das provas


Data de publicação: 2008-04-16 10:02:03
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior