Voltar à Página da edicao n. 432 de 2008-05-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

“Memórias da Branca Dias”

O Teatro das Beiras acolhe a mais recente produção do Centro Dramático de Évora. “Memórias da Branca Dias” sobe ao palco no próximo dia 16 de Maio.

> Eduardo Alves

Uma produção do Centro Dramático de Évora (CENDREV) vai ocupar o palco do teatro das beiras a partir do próximo dia 16 de Maio. “Memórias da Branca Dias” é um monólogo, onde Branca Dias retrata o povo português no Novo Mundo, (Pernambuco/Brasil), no século XVI. Branca Dias é uma mulher universal, uma matriarca, “a mãe de todos nós”. Síntese de misturas culturais, revela-se uma personagem sábia, possuindo uma simbiose das culturas judaica, cristã, portuguesa e brasílica.
Uma acção inicial, pôr a mesa para a refeição de sábado, é interrompida pelas memórias que irão suceder-se como flashes, obedecendo não a uma lógica cronológica, mas sim a um alógica emocional e afectiva.
Assim, Branca Dias transfigura-se, não só nas diferentes personagens com quem imaginariamente contracena, como se transfigura em si mesma.
Pensamentos, emoções e sensações remetem Branca Dias para o passado – por exemplo, a água que escorre pelo seu peito acorda-lhe a memória do corpo quando foi amada pela primeira vez, as roupas que arruma na arca despertam-lhe a memória da cama em que morreu o seu marido.
Miguel Real é o autor da peça e Filomena Oliveira assina a adaptação dramatúrgica e a encenação, a música original foi concebida por David Martins e a interpretação está a cargo de Rosário Gonzaga.



"Memórias da Branca Dias" é a peça que estará em palco a partir de 16 de Maio


Data de publicação: 2008-05-06 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior