Voltar à Página da edicao n. 432 de 2008-05-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os livros foram apresentados na Biblioteca Central da UBI

Dia do livro na UBI

A implementação da ordem franciscana em Portugal foi o tema que serviu de base para se falar do dia do livro, numa sessão em que se discutiram ainda temas variados relacionados com a própria Universidade da Beira Interior.

> Jaime Laranjo

A sessão de comemoração do Dia do Livro decorreu no dia 23 de Abril, no auditório da Biblioteca Central, e contou com o docente António Fidalgo como moderador.
A primeira apresentação foi introduzida por D. António Montes Moreira, Bispo da Diocese de Bragança, que analisou a mais recente obra de António dos Santos Pereira, “A Covilhã antiga – Os seus conventos e as suas livrarias”. Após uma breve referência ao modo como a ordem franciscana se implementou no nosso país, sublinhou os principais temas do livro: “É uma história religiosa e cultural, com dados anteriores ao século XII; propõe-se a dar a conhecer as livrarias franciscanas da Covilhã”.
A apresentação seguinte esteve a cargo de Cristina Vieira e Paulo Osório, docentes na UBI, que trouxeram a revista “…À Beira” à sessão. No ano em que se comemora o décimo aniversário do departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, um novo número da revista coordenada pelos docentes ubianos António dos Santos Pereira e Maria da Graça Sardinha serviu de tema de conversa. “Artigos na área histórica, cultural, linguística e de formação de professores, com textos de cariz pedagógico”, são algumas das temáticas presentes na mais recente edição da revista, sublinhou Paulo Osório. Um dos artigos que maior atenção cativou do muito público presente é da autoria do docente António Fidalgo. Nesse texto, Fidalgo defende que a crise nas letras é relativa, sendo “o dinamismo e força” do departamento de Letras da UBI a prova que as Letras “estão bem e recomendam-se”, vincou Cristina Vieira.
O último livro a ser comentado, “Actas, Bibliotecas e Literacia – Imaginários e Identidades em Sociedades de Fronteira: Castelo Branco e Castilla Y Léon”, coordenado também pelos professores António dos Santos Pereira e Maria da Graça Sardinha, teve como apresentador o docente Ernesto Candeias Martins, do Politécnico Castelo Branco. A “falta de disciplina na escola” é tida como um dos grandes problemas que a sociedade enfrenta, e é um dos problemas de que esta obra trata.
Miguel Nascimento, ex-ubiano e responsável pelo IPJ na Zona Centro foi outro dos participantes na apresentação destes livros, e um dos principais apoios destas obras aqui anunciadas, tendo-se mostrado satisfeito pela evolução que a UBI tem vindo a manifestar na última década.
A sessão foi encerrada por António Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior, que agradeceu aos presentes e congratulou o departamento de Letras pela “perseverança”.


Os livros foram apresentados na Biblioteca Central da UBI
Os livros foram apresentados na Biblioteca Central da UBI


Data de publicação: 2008-05-06 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior