Voltar à Página da edicao n. 432 de 2008-05-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A UBI acolheu mais um evento promovido pela Unidade de Artes e Letras

A memória em análise

As questões relativas à memória serviram de tema de conversa na conferência que se realizou na Sala dos Conselhos da UBI, e que reuniu docentes e alunos da UBI.

> Jaime Laranjo

A sessão decorreu no dia 29 de Abril e contou com a presença do professor Herman Parret, da Universidade Lovaina, um dos nomes mais relevantes no ensino da Filosofia da Linguagem e Estética, assim como um prestigiado investigador no campo da Pragmática Linguística e da Semiótica.
O orador começou por introduzir a psicologia e sociologia como “importantes ferramentas da compreensão”, sublinhando ainda que o bom filósofo “prefere o apelo à boa memória”. A sua investigação tem sido no campo da memória como visualização espacial. Parret mencionou ainda a dificuldade quem tem existido para realizar uma conceptualização da memória, já que muitos entendidos a consideram como uma “cópia da realidade”.
Considerou também que a nostalgia é nada mais do que “a paixão da memória”, e perante o pouco público presente na sala, o professor terminou reiterando a ideia de que a memória é independente da matéria. Herman Parret pretende continuar e aprofundar os seus estudos nesta área, e manifestou o desejo de, em breve, voltar ao nosso País.


A UBI acolheu mais um evento promovido pela Unidade de Artes e Letras
A UBI acolheu mais um evento promovido pela Unidade de Artes e Letras


Data de publicação: 2008-05-06 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior