Voltar à Página da edicao n. 435 de 2008-05-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
http://www.ideotario.com/blog500_zzz_25abril01.jpg

(Es)cravos do Jornalismo

> Bruno Gomes

Evolução, modernização, uma escrita diferente. Desde tempos remotos que o jornalismo existe mas, ao longo do tempo e devido a alguns acontecimentos específicos, deparamos-nos com uma alteração no modo de escrever.
Quem nunca ouviu falar do 25 de Abril, da Revolução dos Cravos, do renascer de uma nova era; pois digamos que esta revolução também atingiu o jornalismo. Terá sido de modo positivo? Que acha caro leitor? Sim, claro que foi, pois se antes desta revolução os profissionais da informação viviam sob censura, escreviam mais para favorecer o Estado e a sua escrita era condicionada por uma posterior revisão que aprovava ou não a publicação, podemos considerar que a liberdade não era muita.
Tempos fáceis?! Digamos que não… Vejamos um aspecto, será que podemos chamar profissionais de informação aos ditos jornalistas da época? É que naquela altura a única condição para trabalhar num jornal era o de saber escrever, não havia canudo que validasse a entrada num órgão de comunicação social, o que nos leva à questão do cidadão – jornalista, assim como a toda a controvérsia que este tema traz para alguns indivíduos que não concordam com a existência de tais “pseudo – profissionais”.
Voltando aos tempos de hoje, posso dizer-lhe com toda a certeza que vivemos numa “era jornalística” em que a liberdade de imprensa é muito maior, embora, como é certo, existam regras que devem ser seguidas (Código Deontológico do Jornalista) e também entidades, como por exemplo a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que nos põe a nós, jornalistas, em xeque-mate se damos um passo em falso e quebramos as regras.
Ora diga-me caro leitor, sente-se satisfeito com o jornalismo que lhe é apresentado à frente dos olhos neste século XXI? Disto lhe dou a total certeza, escrever sem a censura e repressão à porta é um facto que me alivia.

 

 

> neuza . correia @ gmail . com em 2008-05-29 10:23:48
Apesar dos tempos terem mudado e da revolução de 25 de Abril ter sido uma ajuda para a liberdade de expressão em todo o território nacional, e, principalmente, para os jornalistas, é um facto que a censura anda sempre à espreita. Vejamos, se um jornalista escreve sobre determinado assunto que envolve autarquias e grupos sociais da "alta", vai direitinho a Tribunal responder sobre o que escreveu. A nível das televisões nacionais talvez seja mais fácil fugir a certas represálias que ainda existem, mas será que alguém já pensou nos jornais regionais que vivem, principalmente, das publicidades feitas pelas instituições públicas e autarquias? Será que alguém questiona se os jornalistas regionais gostam de ser reprimidos pelos seus superiores porque não querem ver publicadas notícias que envolvam esses órgãos elitistas? A liberdade de expressão é um tema muito polémico, e, sinceramente, acho que nunca chegaremos a um consenso. Vida de jornalista não é fácil, são ínúmeras portas que se fecham quando o nosso único objectivo é querer informar correctamente toda a população. Afinal que escondem "eles"? Sofia Correia


http://www.ideotario.com/blog500_zzz_25abril01.jpg
http://www.ideotario.com/blog500_zzz_25abril01.jpg


Data de publicação: 2008-05-27 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior