Voltar à Página da edicao n. 435 de 2008-05-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os novos cartões são feitos no Tribunal da Covilhã

Afluência elevada demora Cartões do Cidadão

Na Covilhã, Fundão e Guarda, houve quem tivesse que esperar, na passada semana, várias horas para ter o seu Cartão do Cidadão. A Secretaria de Estado da Modernização Administrativa justifica com a complexidade do pedido e com a elevada afluência de cidadãos

> Notícias da Covilhã

Um ano e dois meses depois de criado, já foram entregues mais de 50 mil cartões do cidadão, disse à Agência Lusa fonte governamental, que considera a iniciativa “um sucesso” apesar das queixas nalguns locais.
Nalgumas conservatórias do Registo Civil, chega a ser necessário passar várias horas em filas para pedir o cartão e às vezes um dia pode nem chegar, segundo verificou a Agência Lusa. Uma situação que a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa justifica com a complexidade do pedido (que junta cinco cartões num só) e uma elevada afluência de cidadãos. “Mesmo sem terem perdido os documentos ou sem que tenham expirado” querem ter a carteira "mais leve", refere, em resposta a esclarecimentos solicitados pela Agência Lusa. “Já foram ultrapassados os 50 mil cartões entregues”, acrescenta, no que classifica como “uma procura anormal”.
O cartão do cidadão reúne num só documento o Bilhete de Identidade e os cartões de Contribuinte, Eleitor, da Segurança Social e Serviço Nacional de Saúde. Além disso, possui autenticação electrónica. Pedi-lo é um processo “complexo” e “são inevitáveis picos de procura a que temos acorrido prontamente com reforço dos meios”, acrescenta aquela Secretaria de Estado, admitindo que cada posto de atendimento não possa atender “mais que duas a três pessoas por hora”.
Na Covilhã, por exemplo, a situação levou à instalação de um segundo posto, na última semana, mas a situação não melhorou. Na sexta-feira em que a segunda máquina começou a funcionar, Ana Maria Vale tirou senha às 10 horas e às 14:30 ainda tinha quatro ou cinco pessoas à frente. "Mudei de residência e preciso de mandar uns papéis para França, por isso tenho que pedir o cartão". Atrás de si, Carla Nunes veio de uma aldeia nos arredores até à cidade porque tem o bilhete de identidade prestes a caducar. A jovem pediu dispensa de meio-dia no emprego e chegou depois das 12 horas, mas teve de regressar na segunda-feira para o processo ser concluído.
No Fundão, Cláudia Diogo deslocou-se em quatro dias diferentes à Conservatória do Registo Civil. No primeiro deparou-se com a demora, noutro "disseram que não havia sistema", à terceira tentou obter uma das "16 senhas distribuídas logo de manhã", mas só à quarta vez conseguiu concluir o pedido. Outros utentes relatam esperas em filas superiores a duas horas no mesmo serviço, na Guarda.
São comuns aos três locais queixas de utentes (e nalguns casos de funcionários) sobre falhas do sistema informático, que alegadamente atrasam o processo. No entanto, “salvaguardando eventuais problemas de comunicações localizados nalgum balcão, como a quebra de um cabo, não se conhecem indisponibilidades no mesmo”, garante a Secretaria de Estado.
O Cartão do Cidadão está disponível em todas as conservatórias/Lojas do Cidadão dos distritos/ilhas dos Açores, Portalegre, Évora, Bragança, Beja, Vila Real, Castelo Branco, Guarda, Santarém e Viseu, mas novos locais estão a ser adicionados à lista.
Segundo anunciou o ministro da Presidência; Pedro Silva Pereira, no final de Fevereiro, o Cartão do Cidadão ficará disponível em todo o País até Julho. O objectivo do Governo é atingir 75 por cento da população portuguesa em 2009 e a totalidade em 2013.


Os novos cartões são feitos no Tribunal da Covilhã
Os novos cartões são feitos no Tribunal da Covilhã


Data de publicação: 2008-05-27 00:00:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior